Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Comunidade do Campus Estância participa de treinamento sobre normas da ABNT
QUALIFICAÇÃO

Comunidade do Campus Estância participa de treinamento sobre normas da ABNT

Criado: Segunda, 25 de Setembro de 2017, 10h35 | Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2017, 10h35 | Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2017, 10h56

Objetivo é capacitar alunos, professores e servidores quanto a padronização das técnicas de produção de trabalhos científicos

DSC 0337Alunos, professores e servidores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância tiveram a oportunidade de participar de uma explanação sobre a normalização de trabalhos acadêmicos de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O objetivo foi capacitar a comunidade escolar a padronizar as técnicas de produção de trabalhos científicos: projetos de pesquisa, artigos, dissertações, teses etc.

DSC 0316O treinamento começou no dia 12 de setembro e será concluído no dia 4 de outubro. As atividades estão sendo coordenadas pela instrutora Isabel Cristina Pereira Alves, economista membro comitê brasileiro documentação e informação da ABNT/SP (CB-14), assessora do Controle de Qualidade da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Seção Sergipe.

Durante a explanação, estão sendo trabalhados aspectos como a conscientização sobre a importância da norma e a sua correta utilização; principais dúvidas sobre regras e prescrições; identificação das especificidades da norma e procedimentos para a elaboração de gêneros acadêmicos; orientação sobre a apropriação correta aos créditos das obras citadas; além dos do processo de normatização preconizado pela ABNT para documentação científica como um todo.

A comunidade escolar considerou a iniciativa proveitosa. “Está sendo uma ótima oportunidade, principalmente para os estudantes que querem melhorar seu desempenho na disciplina Metodologia Científica e têm interesse na pesquisa científica e na produção de trabalhos acadêmicos”, afirmou Luana Dias da Paz, 19 anos, do curso de Engenharia Civil.

DSC 0344Segundo a diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, o treinamento tem sido exitoso na medida em traz uma reflexão sobre a importância de produzir trabalhos acadêmicos em conformidade com as normas da ABNT e promove o diálogo entre alunos e professores. “A normalização técnica dos produtos científicos e tecnológicos documentais é fundamental para sua ampla identificação e compreensão. Por isso, é imprescindível qualificar estudantes e servidores”, destacou.