Página inicial > Últimas Notícias > Estância > IFS - Campus Estância vence Campeonato de Robótica da UFS
VITÓRIA

IFS - Campus Estância vence Campeonato de Robótica da UFS

Criado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 12h29 | Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 12h29 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 13h52

Equipes formadas por alunos dos cursos de Eletrotécnica e Edificações ficaram com os três primeiros lugares da competição

DSC 0095O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância conquistou os três primeiros lugares do IV Campeonato Sergipano de Futebol de Robôs por Simulação, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Robótica da Universidade Federal de Sergipe (GPR/UFS). O IFS enviou oito das 19 equipes que disputaram a competição, distribuídas entre os campi Estância, Aracaju e Itabaiana. Os vencedores integram os cursos de Eletrotécnica e Edificações e foram orientados pelos professores Roberto da Silva Macena e Raphael Pereira de Oliveira.

Este é o segundo ano consecutivo que o IFS vence o campeonato. A equipe IFSmart do Campus Estância, composta pelos alunos Matheus Marques de Oliveira, Kleiton Henrique Lima dos Santos, Lázaro Alberto de Araújo e Josafá de Oliva Campos Cruz, se consagrou bicampeã do torneio e obteve um desempenho impressionante vencendo todos os jogos pela diferença de dez gols para o adversário. Pelas regras da competição, ao abrir essa diferença o jogo é encerrado antes do tempo regulamentar da partida.

Integraram as demais equipes vencedoras deste ano - IF(distancia), segundo lugar, e Fire Boate, terceiro lugar, - Ricardo Vitor Costa, Ângelo de Souza Matos, Moises Limeira Soares, Gabriel Santos das Neves, Luciely Santos da Conceição, Matheus da Silva Santos, Paulo Felipe Carvalho dos Santos e Tayná Maria de Jesus Santos. Também participaram do campeonato mais cinco equipes do projeto de robótica que o Campus Estância mantém com a Prefeitura de Estância.

DSC 0110“Essa conquista foi fruto de várias horas de treinamento e esforço dos nossos estudantes. Foi muito empolgante ver a dedicação deles e a busca por melhorar as estratégias dos times, assim como a cumplicidade entre eles ao passar dicas e tentar aplicar a ideias que tinham. Nossa maior conquista não foram os troféus, mas sim o conhecimento adquirido e a sinergia desenvolvida nas nossas equipes que vão perdurar durante nossos projetos”, comemorou o professor Roberto Macena.

Para o aluno Matheus Marques, o excelente desempenho alcançado é fruto de um trabalho coletivo que ajudou na aquisição de conhecimentos na área de programação. “Atribuo essa conquista a todo o entrosamento da equipe e todo o nosso esforço para desenvolver as estratégias, além do auxílio dos nossos orientadores que nos ajudaram a colocar as ideias em prática, ou seja, essa não é somente uma vitória dos alunos, mas também dos docentes que nos acompanharam e nos auxiliaram até chegarmos à vitória”, afirmou.

DSC 0098O professor Raphael Pereira de Oliveira acredita que a vitória IFS foi impulsionada pela sede de aprender e crescer dos estudantes. “Todo esse processo até chegar ao reconhecimento e premiação foi muito gratificante. Ver os alunos aprendendo a colocar a lógica de programação em prática, buscando novas estratégias para cada jogo, realizando disputas entre eles, tudo isso foi muito gratificante e com certeza ajudou muito no processo de crescimento e aprendizagem dos nossos alunos”, destacou.

DSC 0138A finais do IV Campeonato Sergipano de Futebol de Robôs por Simulação aconteceram no último dia 27 de outubro. A fase eliminatória foi realizada no dia 07 e quatro equipes de Estância se classificaram: as três vencedoras e mais a Exterminadores, da Escola Laura Costa. As partidas são disputadas em dois tempos de cinco minutos e o robôs são controlados por meio de um código (estratégia do time) escrito previamente pelos estudantes. No momento da partida, eles apenas posicionam os robôs no início de cada disputa e o restante do tempo executam as funções definidas no código inserido. Cada equipe produz duas estratégias para utilizar em cada um dos tempos.

Grupo de pesquisa

DSC 0124O IFS – Campus Estância possui o grupo de pesquisa IFSmart, sob a coordenação de Roberto Macena, cujos projetos atuais desenvolvem estudos nas áreas de robótica e confecção de jogos voltados para o ensino dos níveis fundamental e médio. São eles: "Desenvolvimento de estratégias usando teorias de controle para competições de robótica" e "Compreendendo e avaliando plataformas de jogos para o processo de ensino-aprendizagem". Há também um projeto de extensão em parceria com a Prefeitura de Estância, que usa a robótica para estimular os estudantes da rede pública a buscar capacitação na área de tecnologia.