Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância realiza campanha de doação de sangue
SOLIDARIEDADE

Campus Estância realiza campanha de doação de sangue

Criado: Terça, 14 de Novembro de 2017, 11h10 | Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2017, 11h10 | Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2017, 11h22

Cerca de 40 alunos e servidores seguirão próximo dia 22 até Aracaju para doar em massa e aumentar o estoque do Hemose

IMG 5308 min

A Coordenadoria de Saúde Escolar (Cose) está realizando uma campanha para incentivar a doação de sangue no Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância. O objetivo é contribuir com a manutenção do estoque do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), sensibilizar os alunos e servidores quanto a importância de doar e esclarecer possíveis dúvidas ou receios.

A comunidade acadêmica vem sendo mobilizada nas últimas semanas para fazer uma doação em massa próximo dia 22, no Hemose, em Aracaju. Cerca de 40 pessoas seguirão pela manhã no ônibus do campus. “Ações como essa são de fundamental importância, pois além de representar um gesto de solidariedade que contribui para salvar vidas, promove a integração do IFS - Campus Estância com a sociedade”, destacou a coordenadora da Cose, enfermeira Maria Ilda Alves.

O estudante Jadson Anchieta Santos, 20 anos, do curso de Edificações na modalidade subsequente, acompanhava com preocupação pelos meios de comunicação as baixas no estoque do Hemose e idealizou a campanha, em parceria com o setor de Saúde Escolar. “Se doar sangue é salvar vidas, pensei: por que não reunir doares no IFS para a gente ajudar? Então tivemos a ideia de mobilizar estudantes e servidores e levá-los juntos para fazer a doação”, relatou.

Outubro Rosa

IMG 5305 minA Cose vem realizando sistematicamente ações de promoção à saúde e prevenção de doenças. No último dia 26 ocorreu no campus uma programação alusiva ao Outubro Rosa, campanha que acontece anualmente em todo o mundo com o objetivo de compartilhar informações sobre a prevenção do câncer de mama. As atividades contaram com a colaboração técnica do enfermeiro do Campus São Cristóvão, Caique Jordan.
IMG 5299 min

A programação incluiu palestras e montagem de estande com material educativo. O Outubro Rosa faz um alerta às mulheres e à sociedade como um todo sobre a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha, que iniciou nos EUA, acontece em todo o mundo e tem como símbolo o laço cor de rosa. Essa é a doença que mais mata mulheres no Brasil.

IMG 5332 minA prevenção e detecção precoce continuam sendo a melhor opção na luta contra o câncer de mama. “Embora a maior parte dos nossos estudantes não estejam no grupo de risco da doença, eles atuarão como agentes multiplicadores. Por meio das palestras, o conhecimento foi compartilhado e muitas dúvidas foram tiradas”, destacou a enfermeira Ilda.