Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Experiência do Conselho de Classe no IFBA é compartilhada com Campus Estância
INTERCÂMBIO

Experiência do Conselho de Classe no IFBA é compartilhada com Campus Estância

Criado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 11h19 | Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 11h19 | Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 12h56

Servidora baiana esteve reunida com a equipe de ensino e a direção para trocar experiências e informações

DSC 0151A equipe da área de ensino do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância teve a oportunidade de conhecer mais sobre o funcionamento do Conselho de Classe no IFBA – Campus Valença. Em reunião nesta quarta, dia 21, com a servidora baiana, a coordenadora do curso técnico em Guia de Turismo Adriana Melo Santos, foram partilhadas experiências e informações valiosas para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.

DSC 0147Adriana apresentou o funcionamento do conselho, as dificuldades iniciais, os avanços obtidos, o uso da tecnologia para a coleta e tabulação de dados e os reflexos desse acompanhamento mais detalhado do trabalho escolar na melhoria da educação. Participaram da reunião a diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, o gerente de ensino, Alessandro Viana Fontes, a assessora pedagógica, Shirleyde Dias do Nascimento, o coordenador do curso de Eletrotécnica, Roberto Macena, e a assistente de administração, Alana Fonseca Oliveira.

“Conhecer uma realidade faz com que avancemos nessa realidade e consigamos mudar o que precisa ser transformado. Os conselhos são uma ótima oportunidade de melhorar nossa própria instituição, os processos burocráticos e educacionais, a política institucional e o serviço público como um todo”, ressaltou Adriana Melo.

Segundo Alana, o intercâmbio com a servidora do IFBA foi muito proveitoso. “Poder trocar experiências e conhecer outra realidade, partilhar procedimentos e instrumentos para identificar problemas e buscar soluções, são fundamentais para a consolidação do Conselho de Classe deliberativo no Campus Estância, que ainda está na sua fase inicial”, afirmou.

Sobre o conselho

O Conselho de Classe é um órgão colegiado, de natureza consultiva, orientado para favorecer o protagonismo dos estudantes e dos professores na busca pela melhoria permanente da organização do trabalho escolar. Faz parte integrante do Regulamento da Organização Didática (ROD) do IFS e promove encontros que possibilitam maior agilidade na identificação e resolução das dificuldades que permeiam o cotidiano institucional.

A experiência de funcionamento do conselho deliberativo no campus é recente e veio a reboque da implantação dos primeiros cursos integrados em 2015 (ensino técnico concomitante ao ensino médio). Atualmente, são ofertados três cursos nessa modalidade: Eletrotécnica, Edificações e Aquicultura; mais os cursos subsequentes de Eletrotécnica, Edificações e Recursos Pesqueiros; o curso superior de Engenharia Civil; e o MédioTec/EaD de Guia de Turismo.