Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Forró Federal do Campus Estância valoriza tradição junina

Forró Federal do Campus Estância valoriza tradição junina

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Segunda, 18 de Junho de 2018, 12h40

IMG 5661Programação contou com trios pé de serra, barcos de fogo, espadas, comidas típicas e leilão pela construção da quadra de esportes

A valorização das tradições juninas marcou o ritmo da 8ª edição do Forró Federal do IFS – Campus Estância. Mais uma vez, os barcos de fogo e as espadas riscaram o céu com seu brilho incandescente, a zabumba, o triângulo e a sanfona garantiram a animação, as comidas típicas agradaram aos paladares mais exigentes e a alegria contagiou servidores, alunos e convidados.

Chamou a atenção do público a beleza da decoração, feita com primor pela Comissão Organizadora. Peças rústicas, material reciclado, plantas, chitas, velas, utensílios de madeira e palha e uma enorme fogueira se juntaram ao colorido dos balões e bandeirinhas para dar vida a um aconchegante arraial, repleto de cor, luz e criatividade.

IMG 5676Outro destaque desta edição foi o leilão para arrecadar fundos em prol da construção da quadra de esportes do campus. “Nossa intenção foi criar uma atividade integrativa para tornar o Forró Federal ainda mais proveitoso e alegre do que já é. A disputa pelos itens foi acirrada, engraçada, divertida e contou com o envolvimento de todos. Isso não tem preço”, destacou a professora Aline de Jesus Sá.

O leilão foi um desdobramento da Feira do Desapago, que mobilizou a comunidade escolar em torno da campanha de arrecadação. A iniciativa partiu dos professores e contou com o apoio entusiasmado dos alunos, que participaram de uma oficina de material reciclado cujas peças (araras, caixas, sacolas, puffs, etc..), a serem exibidas na totalidade durante a semana do meio ambiente, já serviram para expor as peças da feira.

Talentosa artesã, a professora Elaine Meneses Sousa Lima confeccionou o porta maquiagem e o bau, que figuraram entre os itens mais disputados do leilão. Também contribuíram com as ações de responsabilidade social as professoras Maria Simone Morais Soares, Jocelaine Oliveira dos Santos e Ramoniele dos Santos, e os servidores Ingrid Fabiana de Jesus Silva e Wagner Augusto Lima Siva.

Programação

IMG 5655A programação contou com a apresentação dos trios pé de serra Xoxotear e Flor de Cactos, barraca de comidas típicas organizadas pelo Grêmio Estudantil e pelos formandos do curso de Eletrotécnica, além da exibição de dois barcos de fogo e das espadas. Os fogos de artifício são um espetáculo a parte todos os anos e mostram o quanto a festa está à altura do São João de Estância, conhecido nacionalmente pela tradição dos fogueteiros.

IMG 5645O dinheiro apurado com a barraca de comidas típicas será usado para realizar os jogos interclasse e colocar em funcionamento a banda marcial do IFS. “A festa estava muito animada, organizada, bem decorada e valorizou a tradição, com o barco de fogo e o trio pé de serra”, afirmou o presidente do grêmio, Mateus Castor, 20 anos, do curso integrado de Eletrotécnica.

O brilho e o colorido dos fogos foi justamente o que mais atraiu o professor Michel Habib Monteiro Kyrillos, que pela primeira vez teve a oportunidade de levar a família para prestigiar a festa. “A exibição do barco de fogo traz a cultura para dentro da escola e integra a comunidade escolar”, ressaltou.

O técnico em Edificações Lucas de Araújo Souza, que também participou pela primeira vez do Forró Federal, ficou encantado com o que viu. “As minhas expectativas foram superadas. Gostei muito da ornamentação, das barracas dos alunos, das bandas e das espadas. Minha presença está confirmada no próximo ano”, disse.

Quem mais se divertiu foram as crianças. Com olhos curiosos e sorrisos largos, os filhos dos servidores soltaram fogos, correram, pularam, dançaram e contagiaram a todos com sua alegria. “Foi tudo maravilhoso. Este é meu primeiro Forró Federal e pude sentir como é gostoso o envolvimento da comunidade, o clima de confraternização”, destacou a servidoraThaizi Barreto, integrante da comissão organizadora.

Reconhecimento

IMG 5636⁠A diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, ressaltou a adesão dos estudantes, servidores, familiares, o empenho da organização e o apoio da prefeitura. “Essa união deu um colorido muito especial a nossa 8ª edição do Forró Federal, possibilitando um clima de muita animação, integração e confraternização. Meu agradecimento especial à Comissão Organizadora, que deu um show à parte: se doando e pensando em cada detalhe para que nosso festejo junino pudesse ocorrer da melhor forma possível”, destacou.

Prestigiaram o São João do Campus Estância o prefeito de Estância, Gilson Andrade, o secretário de Cultura, Manuel Messias, o chefe de Gabinete, Renato Júnior, a secretária adjunta da Assistência Social, Marta Monteiro, e a pró-reitora de Pesquisa e Extensão do IFS, Ruth Sales. A Prefeitura Municipal tem sido uma parceira decisiva para o sucesso da festa ao garantir a contratação das bandas, as espadas e os barcos de fogo..