Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Semana de Sustentabilidade desperta consciências e transforma realidades
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

Semana de Sustentabilidade desperta consciências e transforma realidades

Criado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 13h20 | Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 13h20

Foto 01Atividades incluíram palestras, exibição de filmes, debates, minicursos, oficinas, troca e doação de mudas, exposição, venda e leilão dos produtos reciclados

 

Com olhos curiosos, mãos ágeis, falas vibrantes e muita sincronicidade, os alunos contagiaram todos que passaram pela I Semana da Sustentabilidade do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância, no período de 14 a 18 de agosto. Ao mudar a si mesmos e envolver a comunidade nessa corrente do bem, eles conseguiram um grande feito: despertar consciências, modificar práticas e transformar realidades.

foto 02Foram dias movimentados no IFS. Palestras, exibição de filmes e debates; minicursos sobre implantação de hortas, compostagem e minhocultura; oficinas para produção de mudas, terrários, utensílios e objetos feitos de papel, garrafas pet, paletes e pneus; confecção de sabão líquido a base de óleo saturado; troca e doação de mudas; divulgação dos projetos de extensão do campus; exposição, venda e leilão dos produtos reciclados confeccionados pelos estudantes.

Semente plantada, veio a colheita e o resultado foi surpreendente. “Quando ouvia falar em reciclagem e consumo consciente eu achava que só você fazendo não ia adiantar. Então entrei no projeto, me aprofundei no assunto e minha vida mudou. Hoje me preocupo com o desperdício da água no banho e ao escovar os dentes, com o uso do papel, do copo descartável e do canudinho, saio apagando as luzes do campus quando esquecem acesas...Se a gente não agir a tempo, o que ficara para nossos descendentes?”, afirmou Vanessa Rodrigues S. Pinheiro, 16, do curso de Aquicultura.

experimentoFacilitadora da oficina de produção de sabão com resíduo do óleo de cozinha, a maior realização de Vanessa Pinheiro foi ver as pessoas saindo de lá transformadas. “Se todos soubessem o impacto ambiental que o óleo de cozinha causa à natureza, nunca mais fariam isso. Foi gratificante poder passar essa informação, ajudar a conscientizar. Eu vi que deu resultado e a gente pode ir além. Cada um fazendo a sua parte tem como mudar a realidade”, comemorou.

A mudança alcançou o nível das relações interpessoais. A turma de Wuinton Vinícius Souza Carvalho, 18, do segundo ano de Edificações, era desunida e ficou com a tarefa de fazer a propagação das plantas, que resultou na produção de 825 mudas. “Descobrimos que através das diferenças, nós podemos nos unir. Não foi uma atividade chata, mas sim prazerosa, e aprendemos muito mais do que em sala de aula. Eu descobri uma paixão pelas plantas, fiz a oficina de terrário e tem sido uma terapia, que tem me ajudado, inclusive, a superar a depressão”, relatou.

oficina petA competição para ver quem melhor completava as tarefas propostas nas disciplinas Biologia e Geografia foi uma das etapas preparatórias da Semana de Sustentabilidade. A sala de Wuinton Carvalho ficou empatada com a do segundo ano de Eletrotécnica e ambas foram premiadas com uma viagem. Além de fazer a coleta de mudas entre familiares e vizinhos, a estratégia adotada pela turma de Edificações foi viajar para o sítio da avó de uma das alunas. Lá foram encontradas especialmente espécies frutíferas, medicinais e ervas culinárias.

Essa preparação ao longo do último mês foi uma das responsáveis pelo empoderamento, mobilização e conscientização alcançados na culminância do evento. Os alunos visitaram uma propriedade rural em Itabaiana que cultiva produtos orgânicos e realiza vermicompostagem, o horto e o projeto Reciclart no Parque da Sementeira, mantidos pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); participaram de uma capacitação sobre solos no Departamento de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e de oficinas de garrafa pet ministradas pelo artesão Raimundo Nonato.

plantas 04Desse modo, o objetivo de aliar ações sustentáveis e de educação ambiental com foco na economia solidária foi alcançado durante a Semana de Sustentabilidade, que é um desdobramento dos projetos Reciclando Atitudes e Horta Solidária, aprovados no Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Pibex/2017) após editais lançados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex). A iniciativa partiu das professoras Aline de Jesus Sá (Biologia) e Márcia Maria de Jesus Santos (Geografia), com o apoio da professora Elaine Meneses Souza Lima (Química).

plantas 07A solenidade de abertura contou com a participação da secretária adjunta de Educação do Município, Adriana Rocha, do diretor de Extensão da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), Otacílio Rodrigues Cerqueira, da diretora do campus, Sônia de Albuquerque Melo, e dos professores Thiago Silva, Aline, Márcia e Elaine. “Ficamos encantados com a acolhida calorosa e grandiosidade do projeto. Sustentabilidade é qualidade de vida e se faz na prática. O IFS cumpre um importante papel ao abrir suas portas e promover essa parceria com a rede municipal de ensino”, afirmou Adriana Rocha.

PAINELTranspor os limites da sala de aula e incorporar a rede pública de educação para formar agentes multiplicarmos estão entre as metas dos projetos Reciclando Atitudes e Horta Solidária. Ações em implantação no IFS iniciadas durante a realização do evento, como a coleta seletiva de papel a ser doado à Cooperativa de Reciclagem de Estância (Coopere), a redução do consumo de copos descartáveis e a criação de um Ecoposto para coletar o óleo residual doméstico, serão expandidas para as escolas do estado e município.

As expectativas iniciais de Márcia e Aline foram superadas, o processo educacional cumpriu seu papel inclusivo e o sentimento que ficou para elas foi de realização.“Essa foi a nossa primeira ação e atingimos objetivos para além do esperávamos, que com certeza nos deixaram muito felizes. Juntos, somos fortes”, comemorou Aline Sá.

Assista também ao vídeo.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57