Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância leva educação ambiental para creches da rede pública
MÊS DAS CRIANÇAS

Campus Estância leva educação ambiental para creches da rede pública

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Publicado: Terça, 16 de Outubro de 2018, 11h06

Reciclando Atitudes 04

Encenações teatrais e oficinas com foco na reciclagem e na alimentação saudável integram os projetos 'Reciclando Atitudes' e 'Horta Solidária'

Propagar a educação ambiental na escola desde a tenra infância. Com esse objetivo a equipe dos projetos 'Reciclando Atitudes' e 'Horta Solidária' do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância aproveitou a passagem do Dia das Crianças para realizar uma série de atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laura Cardozo Costa.

Reciclando Atitudes 02Mais de 20 alunos bolsistas e voluntários, acompanhados das professoras Aline Sá e Márcia Maria de Jesus Santos, promoveram para as crianças da creche encenações teatrais com fantoches, que abordaram a importância da preservação do meio ambiente, da reciclagem e do consumo de alimentos sem agrotóxicos.

Também foram realizadas oficinas para a confecção de jogos educacionais, brinquedos, terrários e porta-lápis, produção de mudas, pintura de paisagens e maquiagem artística. As peças foram feitas a partir de materiais doados pelos servidores do campus (caixa de sapato, garrafa pet, potes de margarina, etc.).

Reciclando Atitudes 03A programação contou ainda com a doação de terrários e de sabão a base de óleo residual doméstico tanto para as crianças quanto para as professoras da creche – que participaram de todas as atividades. Por fim, foi a hora da recreação: cantigas de roda e distribuição de brindes fizeram a alegria da criançada.

A preparação do lanche recebeu uma atenção especial. Tudo foi feito com ingredientes saudáveis colhidos da horta campus e sob a supervisão de uma nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, que é parceria dos projetos. O planejamento da atividade levou dois meses, msa o trabalho é contínuo. A cada mês novas ações serão executadas.

Durante a Feira de Ciências, a ser realizada no início de novembro, serão doados brinquedos e jogos educacionais produzidos nas oficinas de reciclagem. A comunidade vai poder ter contato com os trabalhos desenvolvidos pelo projeto e participar de jogos educacionais com ênfase na importância da implementação da coleta seletiva, da reciclagem, da reutilização e redução do material de consumo.

A creche Laura Cardozo Costa foi escolhida por estar localizada no mesmo bairro do IFS, ser frequentada por filhos de servidores e ter alunos com necessidades especiais. Mais outra creche será visitada até o final do mês. “Vale destacar o quanto a ação foi gratificante para todos, a partir da integração e dos depoimentos emocionantes dos nossos alunos”, enfatizou Márcia de Jesus.

Reciclando Atitudes 05Emoção e realização foram os sentimentos compartilhados pelos estudantes. “Foi lindo ver as crianças interagindo com todos e com tudo. Pude observar que elas possuem uma energia inexplicável que contagia todos e estão dispostas a aprender. Isso me remeteu à minha infância e de alguma forma me emocionei”, contou Gilliard Nascimento da Silva, 18 anos, do curso integrado de Eletrotécnica.

Sobre os projetos

Aliar ações sustentáveis e de educação ambiental com foco na economia solidária, transpor os limites da sala de aula e incorporar a rede pública de educação para formar agentes multiplicarmos são as metas dos projetos Reciclando Atitudes e Horta Solidária.

Reciclando Atitudes 06Ambos foram aprovados no Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Pibex/2017) após editais lançados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex). A iniciativa partiu das professoras Aline de Jesus Sá (Biologia) e Márcia Maria de Jesus Santos (Geografia), que firmaram parceria com as escolas municipais e estaduais de Estância.

Os projetos foram deflagrados com a I Semana de Sustentabilidade, no final de agosto. Entre as ações, que ocorrem de forma continuada e incluem as escolas da rede pública, estão a implantação horta solidária e da coleta seletiva de papel, a redução do consumo de copos descartáveis e a criação de um Ecoposto para coletar o óleo residual doméstico no campus.