Página inicial > Últimas Notícias > Estância > II Feira de Ciência apresenta produção inovadora e qualificada
CAMPUS ESTÂNCIA

II Feira de Ciência apresenta produção inovadora e qualificada

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 11h12

II FEICE 06Mostra de trabalhos e competições de foguetes, futebol de robô e pontes atraíram a atenção do público

Quem passou pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância durante a II Feira de Ciência e Engenharia (FeiCE) saiu entusiasmado. Em meio a tubos de ensaio, computadores, fios, maquetes, projeções e tudo o mais que a engenhosidade permitiu, alunos apresentaram com desenvoltura o resultado da produção acadêmica de 2018. Em dois dias de atividades, foram expostos 52 trabalhos, que envolveram uma equipe de 50 monitores, 21 professores, 16 avaliadores e uma rede de dezenas apoiadores.

II FEICE 04O evento atraiu um público de cerca de 1000 pessoas e contou com a mostra de experimentos, aplicações e demonstrações, atrações culturais, recital de poesia, competições de foguetes, de futebol de robô e de pontes de palito de picolé. Estudantes das redes pública e privada puderam aprender, trocar experiências e despertar o interesse pela ciência, pela tecnologia e pelas pesquisas aplicadas às práticas profissionais. E mais do que isso: passaram a sonhar em estudar no IFS.

II FEICE 02Chamaram a atenção do público trabalhos qualificados e originais, como: jogos de realidade virtual, automação residencial com uso de comando de voz, bateria automotiva feita de chumbo e ácido sulfúrico, desenvolvimento de ração para melhoraria da produtividade de peixes, apresentação da técnica de fotogrametria para levantamento cadastral, desenvolvimento de uma esteira pneumática seletora de materiais, demonstração do processo de produção de cerveja artesanal e de eletrofloculação para reutilização da água.

Com slogan “Vamos descobrir e aprender juntos?”, a feira conseguiu mobilizar a comunidade acadêmica e promover a aproximação do ambiente científico-tecnológico, a integração e o intercâmbio de conhecimentos. “Usamos o material orgânico e inorgânico coletado no campus para produzir sabão com óleo residual de cozinha e biofertilizantes a partir das técnicas de compostagem e vermicompostagem”, explicou Luiz Gustavo de Matos Matavelli, 16 anos, do curso de Eletrotécnica, durante apresentação sobre o projeto de sustentabilidade do qual faz parte.II FEICE 09

Joseli Santos Dias, 31 anos, do curso de Eletrotécnica na modalidade subsequente, detalhou com propriedade o processo de manipulação eletropneumática a partir da simulação do deslocamento de peças metálicas numa indústria. Enquanto isso, Francielly Costa, 18 anos, do curso de Edificações, demonstrou uma técnica na área de eletroquímica para o reaproveitamento de água em indústrias de tecidos e ressaltou: “É possível utilizar energias renováveis para minimizar os gastos e diminuir o impacto ambiental”.

As competições proporcionaram aos participantes os momentos mais divertidos da feira. O lançamento dos foguetes, a disputa do futebol de robô e o concurso de pontes mobilizaram torcidas animadas e fizeram a alegria dos presentes. A feira contou ainda com a eleição dos melhores trabalhos nas categorias: ensino Médio, Técnico Subsequente, Superior e Sucesso de Público - por meio de uma votação popular nas mídias sociais. A produção acadêmica foi marcada pela qualidade, originalidade, criatividade e relevância social, ambiental, cultural e tecnológica.

Abertura

II FEICE 01Além da grande adesão das escolas da rede pública, várias autoridades prestigiaram a FeiCE. A solenidade de abertura contou com a participação do secretário municipal de Educação, Carlos Menezes Júnior, do ex-prefeito de Estância, Ivan Leite, do diretor de Extensão do IFS, Otacílio Rodrigues Cerqueira, da diretora do campus, Sônia de Albuquerque Melo, do gerente de Ensino, Alessandro Fontes, e do coordenador de Eletrotécnica, professor Roberto Macena.

II FEICE 07A diretora Sônia Melo enfatizou o relevante papel da educação pública, gratuita e de qualidade para o desenvolvimento sustentável da região Sul e o empenho dos professores e alunos para que a feira superasse as expectativas. “Externo minha satisfação de ver o protagonismo dos nossos estudantes refletido em produções acadêmicas qualificadas e inovadoras e o empenho da comissão organizadora, que produziu um evento de tamanha importância. Sairão daqui os futuros pesquisadores e profissionais que vão atender às demandas da sociedade brasileira”, destacou.

Assista um resumo das atividades da II FEICE: https://youtu.be/yvlrKTeloao