Página inicial > Últimas Notícias > Estância > IFS apresenta experiência de projetos integradores em evento internacional
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

IFS apresenta experiência de projetos integradores em evento internacional

Criado: Sexta, 16 de Julho de 2021, 16h43 | Publicado: Sexta, 16 de Julho de 2021, 16h56 | Última atualização em Sábado, 17 de Julho de 2021, 20h34

Servidoras dos campi Estância e Aracaju coordenam minicurso no Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação

Por Carole Ferreira da Cruz

capa eventoiberoA experiência de projetos integradores no Instituto Federal de Sergipe (IFS) será abordada no IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, evento internacional realizado de 23 a 27 de agosto no formato online. Esta edição pautará os “Desafios Contemporâneos das Sociedades Ibero-Americanas: espaço cultural e geográfico que vivencia questões comuns que possibilitam análises compartilhadas e ações solidárias.

As discussões propostas buscam socializar temáticas emergentes no campo da educação em diálogo com as diversas áreas do conhecimento, com o intuito de construir formas de enfrentamento a desafios como: exclusão e injustiça social; degradação ambiental; e questões relacionadas aos movimentos migratórios e circulação internacional do conhecimento, que exigem reconfigurações do pensamento e das práticas a partir das realidades em curso.

Jocelaine OliveiraO congresso, realizado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), contará com conferências, mesas-redondas, minicursos, grupos de temáticos, eventos culturais e lançamentos de livros. O objetivo é oferecer espaços para a construção coletiva de conhecimentos, trabalhos colaborativos e parcerias interinstitucionais, de modo a evidenciar a busca pela consolidação de ensino, pesquisa e extensão, educação e formação de professores.

As professoras Jocelaine Oliveira dos Santos (IFS – Campus Estância) e Adeline Araújo Carneiro Farias (IFS – Campus Aracaju), juntamente com a técnica em secretariado, Cyndi Moura Guimarães (IFS – Campus Estância), vão ministrar o minicurso Elaboração de Projetos Integrados para Educação Básica: alternativas e experiências a partir da Rede Federal de Educação Profissional. A atividade ocorrerá no dia 24 de agosto, às 9h. As vagas são limitadas e as inscrições se encerram no dia 09 de agosto.

O minicurso é estruturado em três partes: na primeira, será feita uma discussão teórica sobre o tema; na segunda, serão compartilhadas práticas integradoras realizadas tanto no Instituto Federal de Roraima (IFRR) - Campus Vista, quanto no IFS (Campus Aracaju e Campus Estância). Na última parte, será proposta uma atividade coletiva de construção de projetos integradores a partir de um roteiro estruturado, objetivando aprofundar, a partir da prática, os conceitos discutidos.

Para Jocelaine Oliveira, a aceleração das mudanças globais e as implicações tecnológicas que vêm construindo novas formas de tocar o conhecimento e constituir a aprendizagem impulsionam pensar em metodologias alternativas para a educação básica. “Entendemos que o ato educativo deve fortalecer ainda mais as aptidões naturais da mente do educando de formular e resolver problemas essenciais, estimulando o uso da livre curiosidade e a sede por saber”, ressaltou.

Professora Adeline AraújoAdeline Araújo considera o aperfeiçoamento permanente a força motriz para que os educadores estejam aptos aos desafios contemporâneos. “Na busca por um fazer educacional que torne o processo de construção de conhecimento significativo para o estudante, vimos estudando, nos fortalecendo teoricamente e experienciando projetos integradores, geralmente pautados pela pesquisa como princípio educativo, e desejamos compartilhar esses conhecimentos e vivências com outros colegas, ao mesmo tempo em que temos a oportunidade de aprender com estes”, observou.

Cyndi Moura reforça que compartilhar a construção de uma proposta integradora no IFS é uma oportunidade única de contribuir com o currículo integrado estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional de Cyndi MouraNível Médio. “O minicurso tem o objetivo de discutir a pertinência da implantação de projetos integradores na educação básica, então é muito significativo partilhar a experiência da Rede Federal de Educação Profissional, em especial o IFS, em um evento dessa relevância”, destacou.

As conferências e as mesas redondas integrarão pesquisadores interinstitucionais com inserção nacional e internacional. O público-alvo do evento são os professores da educação básica e ensino superior, estudantes de pós-graduação e graduação e demais profissionais nas áreas das humanidades, ciências e educação, ciências da saúde, ciências sociais aplicadas e ciências das engenharias e tecnologias.

Para se inscrever, basta acessar o link:https://www.ciahce2020.eventos.dype.com.br/inscricoes/capa

Confira a programação em:http://www.unesc.net/portal/iv-congresso-ibero-americano-novo/programacao

Congresso Ibero Americano de Humanidades