Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Turmas de Agropecuária e Agroecologia constroem área experimental agroecológica
Início do conteúdo da página

Turmas de Agropecuária e Agroecologia constroem área experimental agroecológica

Criado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 15h40 | Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 15h40 | Última atualização em Terça, 07 de Mai de 2019, 11h40

Além de auxiliar nas aulas práticas, a área experimental irá viabilizar pesquisas e experimentos de campo

Área experimental agroecológica 2Na última sexta-feira, dia 26, foi realizado o primeiro mutirão para implementação e estruturação de uma Área Experimental Agroecológica do Campus São Cristóvão do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Em uma iniciativa multidisciplinar, o projeto foi realizado com alunos e professores cursos de Agroecologia e Agropecuária. Na ocasião, foram realizadas diversas atividades, entre elas o plantio de mudas de espécies leguminosas, distribuição de esterco, construção de estufa, instalação de equipamentos agrometeorológicos e compostagem. 

Área experimental agroecológica 3De acordo com Anderson Vasco, professor de Topografia dos cursos de Agropecuária e Agrimensura, todas as atividades são de extrema importância para a formação e aprendizado dos alunos. “Por meio do projeto eles podem integrar os conhecimentos teóricos com experimentação e vivências, permitindo ao discente uma facilitação do processo de compreensão e aplicabilidade do conhecimento. Além de auxiliar nas aulas práticas, a área experimental irá propiciar a realização de várias pesquisas e experimentos de campo ajudando aos alunos a compreender a importância da pesquisa na formação acadêmica”, ressalta o professor. 

Apesar de ter chovido no primeiro dia do mutirão, Liamara Perin, professora de Edafologia e Mecanização Agrícola, relata que a motivação dos estudantes foi grande. "Parabenizo a todos pelo compromisso e dedicação. Além da competência obtida em sala de aula, a implantação desta unidade possibilitará que nossos estudantes aprimorem suas habilidades no desenvolvimento das atividades ligadas às suas formações”, aponta Liamara. 

Área experimental agroecológica 4Entre os alunos envolvidos no projeto estava Lucas Santos Pereira, do primeiro período curso de Tecnologia em Agroecologia. “Foi muito importante a atividade, pois uniu os acadêmicos de Agroecologia e Agropecuária em prol de uma única causa. Esse é o espírito do nosso curso: inclusão, participação e ajuda. Além disso, atividades como essa contribuem não só para a formação acadêmica, mas também social”, avalia o estudante. 

Área experimental agroecológica 5Dayane de Jesus Santos, aluna do sétimo período do curso de Tecnologia em Agroecologia, achou a atividade maravilhosa. “É muito importante termos essa prática junto aos colegas de curso e com o apoio dos professores. Essa prática de hoje foi um pontapé inicial para o que sempre sonhei no curso, termos uma área bem organizada para pôr em prática tudo o que aprendemos em sala de aula”, analisa. 

São responsáveis pela atividade os professores Anderson Nascimento do Vasco (topografia), Francisco de Carvalho Nogueira (biologia), José de Oliveira Dantas (Biologia), Liamara Perin (Ciências do solo), Márcio Trindade Almeida (Olericultura), Mônica Alexandrina Silva (Nutrição Animal e Pastagens), Sarita Campos (Fruticultura e Manejo Agroecológico) e Thiago Lima da Silva (Mecanização agrícola e Irrigação).

Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57