Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Estudantes do Campus São Cristóvão participaram de aula prática na Fazenda Brilho Verde, em Estância
Aula Prática

Criado: Terça, 21 de Mai de 2019, 16h47 | Publicado: Quarta, 22 de Mai de 2019, 09h00 | Última atualização em Quinta, 23 de Mai de 2019, 16h26

Na atividade, a turma de Fruticultura Agroecológica, do Curso de Tecnologia em Agroecologia e a turma de Produção Vegetal III, do curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária, realizaram atividades práticas de fruticultura

Atividade de Sarita 2

Na busca de um conhecimento mais efetivo na observação das inúmeras variáveis que influenciam os processos produtivos ao alinhar a teoria e prática, foi realizada na última sexta-feira, 17, uma aula de campo com duas turmas dos cursos de Tecnologia em Agroecologia e Técnico de Nível Médio em Agropecuária, do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus São Cristóvão. As atividades ocorreram na Fazenda Brilho Verde, localizada no Povoado Rio Fundo São Vicente, no munícipio de Estância.

Os estudantes tiveram a oportunidade de identificar pragas e doenças na cultura da laranja, discutir as formas de manejo e o controle fitossanitário da cultura. Também foi realizado o plantio de mamoeiros e abacaxizeiros, podas de formação e limpeza nas culturas de laranja e maracujá. Para o estudante do curso Tecnologia em Agroecologia, Lucas dos Santos Ferreira, o conhecimento adquirido também será levado para sala de aula. “A aula de campo é muito importante, pois é quando relacionamos o conhecimento teórico com as atividades práticas. Foi um momento excelente para nossa formação", reconhece Lucas.

Inicio da Atividade SaritaSegundo a professora que coordenou a atividade, Sarita Campos, as aulas práticas fazem parte do processo de ensino/aprendizagem. “ É uma oportunidade de contato do estudante com o seu futuro campo de atuação, servindo também para identificação de problemas locais que servirão como tema de pesquisas. Além de aprender como fazer, os alunos puderam colocar em execução o aprendizado teórico”, comenta a professora Sarita Campos. Ainda, de acordo com ela, num momento em que se discute a possibilidade de integralização dos currículos no IFS, atividades como essa mostram que é possível integralizar conteúdos, inclusive visando à verticalização.

A estudante do Curso de Agroecologia e Produtora orgânica, Elayne Oliveira, vivenciou na prática as técnicas de manejo que aprendeu na sala de aula, conduzindo de forma agroecológica a produção de algumas culturas. “Como produtora, foi uma satisfação proporcionar um espaço de aprendizado aos colegas e ver o empenho e a motivação de todos. As práticas também serviram de orientação técnica para os funcionários da propriedade que se mostraram bastante interessados”, declara. Elayne Oliveira também é a proprietária da fazenda Brilho Verde.