Página inicial > Últimas Notícias > Administração > Gestores do IFS discutem responsabilidade compartilhada no EPG 2016
PLANEJAMENTO

Gestores do IFS discutem responsabilidade compartilhada no EPG 2016

Escrito por NAJARA LIMA | Criado: Quinta, 17 de Novembro de 2016, 17h15 | Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2016, 17h15 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2016, 17h15

1aaaaNa manhã desta quinta-feira, 17, o reitor, pró-reitores, coordenadores, diretores sistêmicos, diretores gerais e gerentes dos campi do Instituto Federal de Sergipe (IFS), entre outros servidores com papel gerencial na instituição, participaram da abertura do Encontro de Planejamento e Gestão (EPG 2016). Este ano, o evento tem o tema ‘Responsabilidade Compartilhada: Desafio para Melhores Resultados’.

Promovido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), o encontro busca repensar o planejamento e a gestão do IFS a partir de uma perspectiva compartilhada. “O Brasil tem passado por um processo de mudanças, de avanços, por isso temos que repensar o serviço público e seu planejamento, de acordo com uma visão estratégica. Nosso papel aqui é planejar em conjunto, a fim de buscar cada vez mais a eficiência e a eficácia na instituição”, afirma o professor Ailton Ribeiro de Oliveira, reitor do IFS.

O objetivo é implementar na instituição uma melhoria na cultura organizacional, focada no planejamento como principal instrumento de uma gestão proativa, integrada e participativa. “Nossa proposta é convidar os gestores a trabalhar em conjunto e de forma proativa, executando nossas tarefas de modo a alcançar os resultados esperados”, afirma Sílvia Letícia Abreu, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional.

Gestão compartilhada

2aaaaaaA abertura do evento contou com a participação de Jussara Cardoso e Gilson Daniel, representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). Jussara ressaltou a importância do aprimoramento do diálogo entre a referida secretaria e os institutos federais. “É importante que a Setec participe de eventos como este, a fim de melhorar o oferecimento de educação profissional e tecnológica pelas instituições pertencentes à rede”, assinala.

Ainda segundo Jussara, a gestão compartilhada nos dias atuais é um dos fatores de sucesso de qualquer instituição. “Isso porque a gestão compartilhada tem muito a ver com a questão da transparência e com a gestão do conhecimento, pois é fundamental que haja nas instituições o compartilhamento de informações entre os mais diferentes setores”, explica.

Partilha da mesma opinião Gilson Daniel, que ressalta a importância do planejamento estratégico tanto em órgãos públicos quanto em instituições privadas. “Quando ouvimos falar em planejamento estratégico parece que é uma coisa distante da gente, que é tarefa apenas dos nossos chefes. Eu discordo dessa ideia, pois o planejamento acontece diariamente, no desenvolvimento das tarefas por cada um de nós”, destaca.

Programação

No EPG 2016 serão discutidos, ainda, assuntos como utilização de recursos de custeio; Geplanes; gestão de projetos (com exemplos nas áreas de Ensino e Tecnologia da Informação); orçamento público; licitação (termo de referência); além de outros temas que permeiam o planejamento e a gestão compartilhada.

Assunto(s):