Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Setembro foi dedicado a debates sobre saúde mental no Campus Itabaiana
SAÚDE ESCOLAR

Setembro foi dedicado a debates sobre saúde mental no Campus Itabaiana

Criado: Quarta, 05 de Outubro de 2022, 08h53 | Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2022, 08h53 | Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 08h53

Comunidade acadêmica teve acesso a ações de prevenção ao suicídio e valorização da vida

Set Amarelo 2022 1º dia 2Prestar atenção aos sinais e buscar uma melhor qualidade de vida no quesito emocional são pontos fundamentais quando se fala em saúde mental. Pensando nisso, o Campus de Itabaiana do Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizou, entre os dias 21 e 29 de setembro, ações alusivas à campanha do Setembro Amarelo, mês voltado à prevenção ao suicídio e à valorização da vida, focadas na comunidade acadêmica.

De acordo com a Coordenadoria de Saúde Escolar do Campus Itabaiana, setor responsável pelos eventos juntamente com a Equipe Multidisciplinar, a campanha Setembro Amarelo iniciou no Brasil em 2015 e visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (2019), uma das principais causas de mortes em todo o mundo está o suicídio, matando mais que outras doenças como, por exemplo, a malária, o HIV/Aids e câncer de mama, além de outras causas como guerras e homicídios.

Realidade acadêmica

No IFS, foi evidenciado um aumento nos atendimentos de saúde relacionados a transtornos mentais no retorno às aulas presenciais, após o período de ensino remoto emergencial, comSet Amarelo 2022 1 o desenvolvimento de muitos quadros de ansiedade, depressão, crises de automutilação, entre outros problemas gerados pelo isolamento social, além da autocobrança e insegurança causados pela readaptação ao ensino presencial.

Na análise de Emanne de Matos Reis, coordenadora de saúde escolar, a ação referente ao setembro amarelo foi proveitosa. “Além de conscientizar sobre a prevenção do suicídio trouxemos diálogos e discussões sobre transtornos mentais, como identificá-los e estratégias de cuidado. Convidamos parceiros da rede de saúde para realizarmos um momento de acolhimento, escuta e troca de conhecimentos com a comunidade acadêmica e tivemos feedbacks positivos. Por termos um alto índice de transtornos mentais acentuados pós pandemia essa ação contribui aos discentes a compreender mecanismos de cuidado e que ele não está só. Enquanto há vida, há esperança”, ressalta.

Leandro de Souza Leite, aluno do 3º ano do curso técnico integrado em Agronegócio, participou das ações e considerou de extrema importância e muito proveitosa na vida de todos que participaram. “Muitos que participaram, puderam ter em mente, inclusive, eu, a noção do quanto é importante manter a calma, não deixando que a ansiedade, depressão, suicídio, entre outros, tomem conta dos nossos psicológicos, sobretudo, em nossos modos de pensar. Por isso que, a melhor arma para todos os nossos problemas é, antes de tudo, lutar para levantar, persistir para chegar, pensar para acreditar, e, além de tudo, não deixar se influenciar por ninguém do outro lado da muralha”, relata.

Set Amarelo 2022 4º dia 1O estudante explica ainda que, por mais que os problemas surjam, é necessário estar pronto para enfrentá-los. “É só não deixar de praticar atividades físicas o máximo que puder, meditar, relaxar, e não se preocupar com o que não deveria. Jamais devemos desistir dos nossos sonhos, devemos sempre buscar por ajuda, tanto no âmbito da conversa, como também partilhar o que sente, desabafando com um profissional de saúde capacitado ou até mesmo um conselheiro que saiba de fato consolar este indivíduo, para que ele possa vencer o medo, a insegurança, frustração. Por fim, quero parabenizar do fundo do meu coração, todos os palestrantes, por compartilharem um pouco de seus conhecimentos aos nossos ouvintes, aos organizadores e equipe geral do IFS, que fizeram com que o evento pudesse acontecer de forma tranquila e bem proveitoso”, agradece Leandro.

Resumo dos eventos

As atividades alusivas ao Setembro Amarelo no Campus Itabaiana iniciaram na tarde do dia 21 de setembro, com a palestra presencial ‘Campanha do Setembro Amarelo, "Te Ofereço uma vírgula"’, proferida por Ferdinanda Caldas, psicóloga e educadora parental, e com a oficina “A importância da prática do exercício físico na saúde mental”, oferecida por Ayrton Moraes Ramos, professor de educação física.

Já na noite do dia 26 de setembro, foi realizada a palestra “Campanha do Setembro Amarelo: Depressão e suicídio”, por Edilma Barrozo dos Santos, assistente social; além da oficina de meditação, por Christhianno Rollemberg,Set Amarelo 2022 4º dia 2 docente do Campus Itabaiana; e da Oficina de Xadrez, por Eurílio Pereira Santos Filho, docente Campus Itabaiana.

Na noite do dia 27 de setembro foi a vez da comunidade acadêmica discutir sobre distúrbios emocionais na sociedade contemporânea, com Jean-Claude Bertrand de Gois, médico do Campus Itabaiana.

Em 28 de setembro, durante a tarde, houve uma palestra com transmissão pelo Google Meet sobre “Ansiedade: compreendendo suas raízes e traçando estratégias de cuidado”, com a psicóloga Beatriz Fonseca. Por fim, na manhã do dia 29 de setembro, a comunidade acadêmica participou da palestra “Setembro Amarelo”, em parceria com profissionais do Centro de Atenção Psicossocial de Itabaiana (CAPS).