Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > RecitaIFS promove interação cultural com comunidade em Itabaiana
CULTURA E ARTE

RecitaIFS promove interação cultural com comunidade em Itabaiana

Criado: Sexta, 21 de Outubro de 2022, 14h55 | Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2022, 14h55 | Última atualização em Sexta, 21 de Outubro de 2022, 14h55

Evento acontece no período de inscrições do processo seletivo, auxiliando os interessados em ingressar no IFS

siteAo longo de todo o dia da última quarta-feira, 19, o Campus Itabaiana do Instituto Federal de Sergipe realizou mais uma edição do RecitaIFS. O evento tem como objetivo realizar o trabalho de interação entre o Instituto e a comunidade local, bem como das cidades circunvizinhas, mediante ações culturais como teatro, música e literatura.

Além disso, o RecitaIFS é planejado para ocorrer no período em que estão abertas as inscrições do processo seletivo para ingresso de novos estudantes nos cursos ofertados pelo Campus Itabaiana, auxiliando na divulgação do edital. Tal como ocorreu nas edições anteriores, houve participação expressiva tanto dos alunos quanto dos gestores e professores do IFS, além de colégios participantes.

Josilene Carvalho, professora de Espanhol do campus Itabaiana e idealizadora do evento, destaca o saldo positivo das ações e projeta uma perspectiva ainda melhor para asIMG 0314 próximas edições. “Que venham outros RecitaIFS e que possamos seguir colaborando para o desenvolvimento das potencialidades culturais da comunidade acadêmica interna e externa ao IFS, bem como, fortalecendo os vínculos afetivos de cooperação e integração entre as escolas que formam a região de Itabaiana e cidades circunvizinhas”, comemora.

Para Danilo Moura, superintendente Educacional da Secretaria de Educação de Itabaiana, o intercâmbio do IFS com Itabaiana e demais municípios fortalece a educação como um todo, pois há a valorização da cultura da comunidade, dos alunos. “Vimos aqui alunos da nossa rede de educação cantando, recitando poesias”.

IMG 0342O gestor municipal de educação destaca ainda que é em ações como o RecitaIFS que acontece o resgate da autoestima desses alunos, trazendo cultura e arte para a escola e para fora dos seus muros. “E é de grande importância dos nossos alunos conheçam o Instituto, que tem uma estrutura magnífica, gigantesca, um lugar arborizado, ventilado, com educação de qualidade, ótimos profissionais. O nosso objetivo enquanto professor é que nossos alunos sigam os estudos aqui no IFS. Agradecemos a parceria, o fortalecimento do diálogo. Deixamos aqui as portas da secretaria de educação abertas para novas ações”, ressalta.

site2João Vítor Gabriel, aluno da Escola Municipal Elizeu de Oliveira, foi um dos alunos da comunidade que participaram do RecitaIFS. “Gostei muito desse evento porque tiveram vários tipos de manifestações culturais: poemas, danças. Foi muito bom ter me apresentado com as colegas da minha Escola. É a segunda vez que participo desse evento como aluno da minha escola”.

Por sua vez, Mônica Almeida Lima, professora da Escola Municipal Padre Freire de Menezes do município de Campo do Brito, e da Escola Municipal Alice Oliveira, de Frei Paulo, agradece ao IFS pela recepção e convite às escolas para participação do 5º RecitaIFS. “Hoje estamos aqui com os nossos alunos dos nonos anos nesse vento brilhante que apresenta aos nossos estudantes e futuros alunos do IFS, uma cultura diferente de vários municípios aqui presentes, muito importante para eles. Então nesse momento, é só gratidão”, afirma.

Por fim, a idealizadora do evento, Josilene Carvalho, agradece pela parceria e cooperação de todos os envolvidos. “Agradecemos à professora Joseana Fonseca, da cidade de Campo do Brito, e à professoraIMG 0368 Josivania Costa, de Itabaiana, por terem aceitado construir esse projeto e continuarem ativamente nas cinco edições do RecitaIFS, assim como a parceria firmada junto à Secretaria de Educação de Itabaiana. Aos gestores, professores e alunos das escolas participantes, a nossa gratidão em poder partilhar os saberes e conhecimentos entre as instituições, ações que vem se repetindo de forma essencial para a permanência do sucesso do nosso evento”.