Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Equipe de robótica do IFS obtém melhor colocação de Sergipe em olimpíada
TORNEIO

Equipe de robótica do IFS obtém melhor colocação de Sergipe em olimpíada

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Quinta, 20 de Outubro de 2016, 18h03 | Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2016, 18h03 | Última atualização em Quinta, 20 de Outubro de 2016, 18h06

Equipe OBRITA2016 do Campus Itabaiana foi uma das 28 que participaram da etapa nacional

OBR2017A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das principais competições científicas do país e atrai, todos os anos, milhares de alunos interessados em programação de artefatos automatizados. Nesta edição, que foi realizada entre os dias 9 e 12 de outubro em Recife, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) esteve presente com a equipe OBRITA2016, que é composta por alunos e professor do Campus Itabaiana. O grupo conseguiu o melhor resultado de Sergipe no torneio.

A OBR 2016, na modalidade prática, bateu recorde de participação: foram 2.968 equipes dos 26 Estados e do Distrito Federal, o que representou 10.603 participantes. Para a Etapa Nacional, participaram 48 equipes de todo o país - Sergipe foi representado pelo IFS e por uma instituição privada de ensino. A competição faz uso da temática da robótica para estimular os estudantes de ensino fundamental, médio e técnico às carreiras científico-tecnológicas, além de identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Alto nível

A equipe OBRITA2016 é formada pelos alunos John Kennedy, Antonio Frauzo, José Roger Vieira e José Augusto de Oliveira Neto, todos do curso integrado em Manutenção e Suporte em Informática, e está sob a coordenação do professor Paulo Pereira Lima, responsável pela disciplina de eletrônica. O grupo explica que a participação na etapa nacional da OBR representa um grande desafio em virtude do alto nível dos competidores.

“Foi uma experiência mais intensa do que a etapa estadual. Ao chegarmos lá, verificamos que tinham 48 equipes com estrutura grandiosa. Foi nossa primeira participação em um evento de robótica desta natureza, então foi muito conhecimento e aprendizado. Com a experiência adquirida, vamos nos preparar para a OBR 2017 e tenho certeza que faremos uma boa participação”, afirma John Kennedy, capitão da equipe.