Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Ação Social busca aproximação com comunidade que abrigará novo prédio do Campus Itabaiana
Início do conteúdo da página

Ação Social busca aproximação com comunidade que abrigará novo prédio do Campus Itabaiana

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2016, 15h13 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46
IMG 8079 siteO novo prédio do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana já entrou na reta final de construção. Localizado em uma região de vulnerabilidade social, o bairro de São Cristóvão, a instalação da instituição no local vai dar a oportunidade aos moradores de terem consciência crítica e se qualificarem para o mercado de trabalho. Com o objetivo de transmitir todas essas vantagens e de se aproximar da comunidade, foi realizada na última terça, 30, a ação social “Conversando sobre o IFS”.
 
A ideia de colocar em prática o “Conversando sobre o IFS” nasceu com a pesquisa social e extensionista "Educação Inclusiva do Trabalhador nas Periferias de Itabaiana", ligada ao Laboratório Acadêmico-Profissional de Artes-Tecnologias para o Trabalho (Lapattra), que é coordenado pela Prof.ª Diana Amado e conta com a participação de sete alunos. A professora explica que, na visão dos moradores, a chegada do Campus Itabaiana não representava uma oportunidade de educação para eles. “Quando nós fizemos a pesquisa de campo, constamos que a impressão era a de que o IFS não pertencia a eles, que era coisa de gente rica e inteligente”, aponta Diana.
 
IMG 8073 sitePara tentar mudar o quadro, a ação social buscou se aproximar de estudantes que futuramente podem compor o corpo discente do Campus Itabaiana, ou seja, alunos do bairro que hoje estão cursando o ensino fundamental. A escolha da instituição que seria alvo do trabalho não foi difícil, uma vez que a comunidade possui apenas uma instituição pública que oferta ensino até o 5º ano, a Escola Municipal Vice Governador Benedito Figueiredo.
 
Diálogo
 
A ida à escola buscou informar aos alunos sobre cursos, processos seletivos, bolsas de estudo, assistência estudantil e oportunidades que se descortinam quando um jovem torna-se estudante de uma instituição federal de ensino. Além disso, foi apresentado o trabalho desenvolvido pelo Lapattra e permitido que atuais alunos do Campus Itabaiana, alguns inclusive moradores do bairro, relatassem a importância da educação para a transformação do indivíduo. 
 
IMG 8089 siteFábio Nascimento de Araújo, aluno do 4º período de Agronegócio, foi um dos que falou para os estudantes do ensino fundamental. Para ele, o objetivo da visita foi mostrar a importância da instalação do IFS na comunidade de São Cristóvão e expor que o Instituto está de braços abertos para recebê-los. Paloma Alves, que está no 5º período da graduação em Logística tem opinião semelhante à de Fábio: “A gente veio dizer que o IFS é também para eles e que a sua instalação valorizará o bairro”. No final da conversa, foram distribuídos brindes e folders com a logomarca da instituição.
 
A diretora da Escola Municipal Benedito Figueiredo, Anabel Nascimento, sentiu-se feliz com a aproximação do IFS à instituição pela qual é responsável. “Estes alunos já não precisarão ir mais para o centro para estudar, pois eles terão uma escola aqui pertinho. A vinda do Instituto aqui para esta comunidade vai melhorar consideravelmente a vida destes jovens”, avalia Anabel.
 
IMG 8109 site IMG 8119 site IMG 8159 site
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57