Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Estande do IFS na Feira do Caminhão atrai público com projeto de robótica e exposição de horta suspensa

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2015, 10h52 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46
1aO público que compareceu à Feira do Caminhão, realizada entre os dias 9 e 12 de junho, teve a oportunidade de conhecer alguns dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana. Na oportunidade, foram expostas atividades ligadas aos três cursos ofertados pelo instituto, como o projeto de robótica e a demonstração de funcionamento de uma horta suspensa.

A participação do Campus Itabaiana na Feira do Caminhão teve o objetivo de expor as atividades desenvolvidas pelos alunos sob a orientação dos professores. Os dois primeiros dias do estande foram dedicados à graduação em Tecnologia em Logística. Os estudantes produziram exclusivamente para o evento uma maquete de mais de dois metros de largura que representava os principais modais de transporte.

2aApós a apresentação do curso de Logística, o estande recebeu os projetos desenvolvidos nos cursos técnicos de nível médio em Manutenção e Suporte em Informática e em Agronegócio. Uma das demonstrações que mais chamou a atenção do público foi a de robótica. Produzido com materiais como Arduíno e Lego, um robô percorria uma arena feita de madeira e desviava de obstáculos em virtude de sensores acoplados à sua estrutura. “Levaremos esse robô para competir na Olimpíada Brasileira de Robótica, que será realizada em Minas Gerais”, explica o aluno José Róger dos Santos.

Luciano Amorim Magalhães, professor da rede particular, foi um dos visitantes do estande do Campus Itabaiana. Para ele, o projeto de robótica mostra na prática a boa formação dos estudantes de nível médio da instituição. “Ao trazer uma iniciativa de robótica deste nível, fica claro que os estudantes dominam diversos conteúdos importantes do ensino médio, como matemática e lógica”, avalia.

3aOs projetos do curso de Agronegócio também atraíram os olhares do público que foi visitar a Feira do Caminhão. O empresário José Carlos de Lima ficou encantado com a horta suspensa criada pelos alunos a partir de garrafas pet. “Essa é uma solução interessante para quem quer plantar e não tem muito espaço. É ideal para pessoas que vivem em apartamento”, conta. O público ainda pôde ver a exposição de máquinas ligadas ao agronegócio e um carro de boi carregado com produtos agrícolas.

Acesse aqui o nosso Flickr e veja mais fotos do estande