Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Alunos do campus Itabaiana recebem menção honrosa em Olimpíada de Matemática

Alunos do campus Itabaiana recebem menção honrosa em Olimpíada de Matemática

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Segunda, 08 de Dezembro de 2014, 11h43 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46
1Os alunos Wesley Matos de Souza, 16, e Paulo Franklin Tavares, 17, do campus Itabaiana do Instituto Federal de Sergipe (IFS), receberam na última semana menção honrosa pela participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os estudantes, ambos do curso de Manutenção e Suporte em Informática, foram premiados por terem conseguido passar da primeira para a segunda fase da competição.

Em 2014, a OBMEP chegou à sua décima edição. Participaram mais de 18 milhões de estudantes de 46.711 escolas de todo o Brasil – abrangendo 99,41% dos municípios brasileiros. “A OBMEP é uma competição que exige muito conhecimento do aluno e é considerada por muitos como sendo a olimpíada mais difícil dentre todas as olimpíadas que envolvem disciplinas da Educação Básica”, comenta a Professora Mestra Elisânia Santana de Oliveira, orientadora dos estudantes do IFS.

Conquista

Para o aluno Wesley Matos, a conquista na OBMEP é resultado do incentivo do IFS aos alunos e da metodologia aplicada pelos professores – que apresentam os assuntos de forma que estimula o raciocínio lógico. “As atividades ultrapassam a simples memorização de fórmulas e buscam desenvolver o pensamento e a resolução de problemas”, diz.

Para o próximo ano, Wesley ressalta que pretende se preparar ainda mais para a OBMEP e ganhar uma das medalhas. “Quem ganha o ouro, a prata ou bronze na olimpíada tem a chance de participar de um dos cursos ofertados pela própria OBMEP”, explica. Para chegar lá, o estudante do IFS diz que vai intensificar os estudos: além de praticar no instituto, vai responder provas anteriores em bancos de questões e assistir videoaulas no site da olimpíada.

2O aluno Paulo Franklin é um dos maiores destaques do campus Itabaiana em conquistas acadêmicas. Recentemente, o estudante se sobressaiu em uma prova da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) cujo desempenho o credenciou a participar de um curso na USP. Segundo o estudante, os alunos do IFS são incentivados a testar o seu conhecimento nas diversas olimpíadas. “Além do estímulo da instituição, é fundamental que haja também o interesse do próprio aluno”, completa.

A OBMEP é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), organização social responsável pela formação em nível de pós-graduação do último ganhador da Medalha Fields – prêmio equivalente ao “Nobel” de matemática. A competição tem como objetivo estimular o estudo da disciplina e revelar talentos na área.