Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Participação na Bienal do Livro é marcada por apresentação de projetos e exposição de obras
CULTURA

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 17h27 | Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 17h27

Feira literária atraiu cerca de 40 mil pessoas nos três dias

Site2Já na quarta edição, a Bienal do Livro do município de Itabaiana faz parte do calendário dos eventos de Sergipe ligados à cultura. Durante a feira literária, que atraiu cerca de 40 mil pessoas nos três dias, houve lançamento de livros, talk shows, declamações de poesias, apresentações musicais e de dança. Alinhado com o contexto de profusão do conhecimento e da arte, o Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana marcou presença na Bienal com um estande e levou para o público alguns de seus projetos, bem como deu lugar para que os docentes expusessem suas obras.

O projeto de Robótica foi um dos que mais chamou a atenção do público que compareceu à Bienal. A disciplina desenvolve o raciocínio lógico e estimula, por exemplo, o aprendizado em matemática, física e química, além de incentivar o domínio das linguagens de programação. “Todos esses fatores ajudam para que o aluno possa aumentar o desempenho acadêmico dele. E as pessoas aqui precisam ver o que estamos trabalhando dentro da instituição”, aponta o professor Paulo Pereira.

Site3Durante a participação na Bienal do Livro, os gestores do Campus Itabaiana aproveitaram a oportunidade para realizar uma pesquisa entre os participantes do evento sobre quais cursos deveriam ser implantados pelo IFS na cidade do agreste sergipano. A consulta informal à comunidade possui relevância em virtude da proximidade de transferência de toda sua estrutura para a sede definitiva, que terá capacidade para receber mais alunos e implantar novos cursos. Entre os mais votados pelos visitantes do estande, estava o técnico em enfermagem.

A participação do Campus Itabaiana contou ainda com o envolvimento do público em jogos matemáticos, que foi aplicado pela docente da disciplina de matemática, Elisânia Santana de Oliveira. “A nossa oficina tem como objetivo materializar alguns problemas matemáticos que envolvem, por exemplo, Teorema de Pitágoras. Quisemos mostrar a disciplina como algo mais palpável, pois isso facilita muito a compreensão e chama mais a atenção do que simplesmente trabalhar com papel e caneta”, aponta Elisânia, dizendo ainda que houve bastante envolvimento do público presente, pois mesmo diante da concorrência com diversos trabalhos importantes, as pessoas pararam e se desafiaram com os materiais.

Livros

Site6Um dos principais objetivos de uma feira literária é ser espaço para o lançamento de livros. E o IFS deu a sua contribuição com três obras, as quais foram publicadas recentemente. A docente Diana Amado expôs o livro “Um ano com LAPATTra: Ensino-Aprendizagem para o Trabalho”. A coletânea de poemas de estudantes de vários campi, Antologia Poética, esteve disponível para apreensão do público presente. E a revista científica “Caminhos da Educação Matemática”, do professor Laerte Fonseca, também fez parte da programação que o Campus Itabaiana preparou para o evento.

Para Laerte Fonseca, que é professor titular da área de Educação Matemática, sendo a Bienal um evento que valoriza e estimula a produção do capital cultural embutido na literatura e na divulgação científica, a participação do IFS demarca o compromisso social na colaboração do fomento intelectual necessário para manter viva a nossa história. “Dentre todas as marcas já deixadas pela instituição, “Caminhos da Educação Matemática em Revista”, pioneiro em Sergipe, é um exemplo de visibilidade, com Qualis/Ensino B2 da CAPES e com circulação na França, Espanha e Estados Unidos. Como criador dos únicos periódicos qualificados do IFS, sinto-me honrado pelo convite para participar e representar o instituto”, explica.