Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Alunos da rede municipal de Macambira participam de oficinas no Campus Itabaiana
APROXIMAÇÃO

Publicado: Sexta, 11 de Mai de 2018, 15h35

2Ação aconteceu nos laboratórios de química, informática e matemática da mais nova unidade do IFS

Com o objetivo de disseminar conhecimentos das áreas de ciências da natureza e matemática, aplicados no cotidiano dos alunos do Instituto Federal de Sergipe - Campus Itabaiana, estudantes da rede municipal do município Macambira, localizado a 22 quilômetros da principal cidade do agreste sergipano, foram à nova sede do campus e participaram de um evento demonstrativo e prático na última quarta-feira, dia 9. Os discentes puderam participar das atividades experimentais e conheceram novas perspectivas de produção e aquisição do conhecimento que vão muito além da sala de aula.

3Cerca de 180 alunos do município de Macambira compareceram ao evento em Itabaiana e puderam conhecer a biblioteca do novo prédio, que dispõe de mais de 4 mil exemplares, bem como visitaram os laboratórios, onde foram expostos trabalhos de robótica, biologia e manutenção de computadores, além de também participarem de oficinas sobre jogos matemáticos. Na ocasião, alunos do Campus Glória também compareceram para conhecer o novo espaço e participar das oficinas de química.

O professor de química, Weverton Santos de Jesus, explicou que os alunos do curso superior de tecnologia em Laticínios do Campus Glória buscaram mostrar por meio de modelos moleculares construídos por garrafas PET as principais substâncias orgânicas presentes no leite para o grupo de alunos visitantes. A oficina também contou com o desenvolvimento do software “Escala PH”, que permitiu a simulação da medição do PH de várias soluções do cotidiano e o conhecimento do seu caráter ácido. No entorno da oficina, foram ainda expostos banners que contextualizam a presença da química na sociedade como um todo.

Influência

4Simone de Oliveira Santana, técnica educacional da Secretaria Municipal de Educação do Município de Macambira, deixou claro o fascínio dos alunos com a visita ao Campus Itabaiana, pois a diversidade dos projetos de pesquisa e extensão, assim como a infraestrutura e oportunidades de crescimento no mercado de trabalho oferecidos pela instituição abriram novas portas de esperança e anseios por conquista entre os estudantes. “Queremos fazer com que o nosso aluno da rede municipal tenha novos horizontes, novas metodologias de ensino e novas oportunidades de vida”, declara.

O objetivo institucional de promover a dinamização de atividades que podem ser realizadas em âmbito acadêmico é capaz de guiar os alunos de hoje para um caminho profissionalizante e de destaque dentro do mercado de trabalho. Com este intuito, foram exibidos vídeos sobre os cursos ofertados atualmente na instituição, bem como dos rcampi. Os discentes puderam conhecer mais do IFS e traçar os possíveis caminhos que podem seguir após a formação. "Desde o princípio, o IFS apostou em professores altamente qualificados, atividades práticas e visitas a campo. Esse cuidado com a formação dos ingressos reflete diretamente em sua posição no mercado, bem como no reconhecimento institucional que resulta no padrão de excelência alcançado nos dias de hoje", aponta José Rocha Filho, diretor geral.

Conheça o Campus Itabaiana