Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Profissionais do ensino discutem os caminhos da educação na atualidade
APRIMORAMENTO

Profissionais do ensino discutem os caminhos da educação na atualidade

Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 16h15

capaO encontro reuniu docentes que discutiram também a utilização de novos métodos para auxiliar os alunos dentro da sala de aula

Com o intuito de estreitar a reflexão sobre formação e prática docente, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Itabaiana promoveu na última sexta-feira, 31, o VIII Encontro Pedagógico, cujo tema foi “Formação e Prática docente: uma construção permanente”. Durante todo o dia, 21 professores que atuam nos ensinos integrado, subsequente e superior se debruçaram sobre as questões referentes ao fazer docente.

Os encontros pedagógicos são momentos em que as coordenações, os técnico-administrativos ligados ao ensino e os professores se reúnem para promover a reflexão coletiva sobre os avanços e os desafios no desenvolvimento de práticas educativas mais inclusivas. A programação contemplou a formação docente com a realização de palestras abordando questões teóricas e metodológicas que interferem diretamente na atuação em sala, além de promover a reflexão sobre os indicadores de desempenho do campus.

De acordo com a pedagoga Denice Batista da Silva, os participantes do encontro avaliaram de maneira positiva todos os assuntos abordados e levantaram novas questões como sugestão para encontros futuros. “Os encontros pedagógicos são espaços coletivos de formação, partilha de saberes e socialização de práticas. Pensar coletivamente os desafios que se impõem nos espaços de formação são fundamentais para que possamos avançar no desenvolvimento de práticas mais democráticas e inclusivas”, enfatiza Denice, que considera a atuação conjunta dos docentes o caminho para assegurar uma educação pública e de qualidade.

2As palestras trataram do papel e da importância do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), de estratégias inovadoras na educação para o século XXI, de indicadores de desempenho, do perfil dos ingressos 2018.2 e da formação e prática docente. “Apresentamos algumas estratégias e métodos importantes para que a gente possa desenvolver as competências necessárias do nosso aluno, como a negociação, o pensamento complexo e a flexibilidade. Abordamos também sobre como o professor deve organizar a sua estratégia em sala de aula para facilitar o processo de aprendizagem do aluno”, destaca a professora Dayse Góes Prado, uma das palestrantes do encontro.