Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Alunos do IFS criam projeto de casas inteligentes para comunidade
Início do conteúdo da página
INOVAÇÃO

Alunos do IFS criam projeto de casas inteligentes para comunidade

Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 09h40

IMG 9462Projeto tem como proposta demonstrar os avanços tecnológicos e a aplicabilidade desses para o bem-estar das pessoas

Imagine uma casa onde é possível programar e controlar o funcionamento de luzes, som, cortinas, eletrônicos e tantos outros objetos a sua escolha, essa é a proposta das chamadas “casas inteligentes”, que já faz sucesso nos Estados Unidos e tem sido cada vez mais adotada no Brasil. A tecnologia aplicada à automação residencial permite criar sistemas que facilitam a rotina, pensando nisso alunos do curso subsequente em Manutenção e Suporte em Informática, do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Itabaiana criaram um projeto que propõem a aplicabilidade da domótica para a criação de residências inteligentes para comunidades mais carentes.

IMG 9447Com supervisão do professor Dr. José Aprígio Carneiro Neto e Co-orientado pelo professor Dr. Wanderson Roger Azevedo Dias, o projeto tem como proposta demonstrar os avanços tecnológicos e a aplicabilidade desses para o bem-estar das pessoas que necessitam e querem custear comodidade, acessibilidade e fazer a diferença no dia a dia com coisas simples, como por exemplo, acender uma lâmpada

“Com este projeto os alunos puderam pôr em prática vários conteúdos abordados em sala de aula. Eletrônica, rede de computadores, programação, todos estes conteúdos foram trazidos para a Residência Inteligente. Então, o projeto teve uma contribuição muito grande para a formação deles e, acredito que eles podem levar este aprendizado para o mercado de trabalho e tornar algumas residências aí fora inteligentes”, pontua professor José Aprígio.

IMG 9453Um dos alunos participantes do projeto explica que a ideia surgiu a partir da necessidade de tornar a acessibilidade tecnológica cada vez mais fácil para a sociedade. “Trabalhar em prol da acessibilidade tornou grandioso e especial com a finalidade de melhorar a vida das pessoas em seu cotidiano. Esse projeto foi enriquecedor para o meu crescimento pessoal e profissional. Só tenho a agradecer aos meus colegas de equipe, aos professores engajados e ao IFS”, diz o estudante Leonardo Cunha.


Assista à demonstração do projeto:

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57