Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Para servidores, qualidade nas relações é essencial para o progresso funcional
28 DE OUTUBRO

Para servidores, qualidade nas relações é essencial para o progresso funcional

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2018, 11h22

1Mais recente unidade a funcionar em sede definitiva, Campus Itabaiana teve acréscimo de cerca de 350% no número de servidores nos últimos 7 anos

De acordo com Carla Valois, o reconhecimento do ‘eu’ e do ‘outro’ enquanto sujeitos são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e para a melhora da prática profissional. Já Polância Pelc acredita que proporcionar momentos lúdicos entre os colegas são importantes para eficiência. Lucila da Silva, por sua vez, vê os momentos de integração como capazes de tornar o ambiente saudável e propício à produtividade. O que está no centro da opinião de Carla, Polânia e Lucila foi a base das ações do Instituto Federal de Sergipe - Campus Itabaiana para marcar a passagem, no dia 28 de outubro, do dia do servidor público: o reconhecimento da importância das relações interpessoais para o progresso institucional.

3A unidade do IFS que mais recentemente passou a funcionar em prédio definitivo viu o seu quadro saltar de 16 para 71 servidores em 7 anos, número que representa um acréscimo de quase de 350%. Com mais servidores, novos cursos passaram a ser ofertados, vagas para ingresso no processo seletivo foram ampliadas e ações de extensão puderam ser levadas à comunidade com mais frequência. José Rocha Filho, diretor geral do Campus Itabaiana, reconhece que o respeito entre os colegas e a qualidade nas relações de trabalho foram fundamentais para o progresso experimentado pela instituição ao longo dos anos.

“Os momentos de integração, para nós que estamos à frente da instituição, são de extrema importância, pois nos fazem refletir sobre o quanto o relacionamento interpessoal é fundamental para o fortalecimento da relação institucional e para a construção de um espírito solidário e participativo”, diz o diretor, que também vê a qualidade e a eficiência administrativa como resultados dos laços positivos estabelecidos pelo corpo funcional.

Programação

2Para celebrar a data alusiva aos servidores públicos, foram realizadas atividades sociais, culturais, estéticas e físicas, como café da manhã, dinâmicas, limpeza de pele, sessão de cinema e almoço. Além dessas ações, foram reforçados para o público interno, através de explanações, as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) do IFS.

O diretor José Rocha Filho acredita ainda que garantir um ambiente saudável, acolhedor e solidário é ponto relevante para promoção de um clima organizacional favorável ao crescimento pessoal e desenvolvimento funcional. “A proposição de atividades contínuas que integrem os servidores e despertem o sentimento de pertencimento à instituição contribuem para o fortalecimento e consolidação da missão institucional”, finaliza Rocha.