Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Professora lança livro sobre projeto com discentes do Campus Itabaiana
ITABAIANA

Professora lança livro sobre projeto com discentes do Campus Itabaiana

Criado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 16h34 | Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 16h34 | Última atualização em Terça, 22 de Janeiro de 2019, 16h09

Site 1A construção do livro sobre planos de marketing foi um trabalho coletivo

No último dia 11, a professora do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Itabaiana, Diana Amado de Menezes, lançou o livro “Competência socioemocional para o trabalho: princípio educativo a partir de planos de marketing”. Durante o evento, discentes realizaram apresentações de propostas dos planos de marketing para as empresas Zarrara, Central Mármores, ITnet e Aviboa.

Pelo quarto ano consecutivo, estudantes do curso técnico integrado em Agronegócio do IFS – Campus Itabaiana realizaram planos de marketing para empresas do município. No ano de 2018, quatro estabelecimentos foram objetos de análise, planejamento e execução de um projeto que teve a participação, ao todo, de 21 alunos.

Na ocasião, a professora Diana Menezes lançou o e-book resultado da experiência de quatro anos com o alunado e as empresas, sendo que, neste último ano, a elaboração do e-book fez parte do projeto pedagógico. A atividade foi finalizada com a apresentação da proposta de plano de marketing aos empresários em um evento chamado Café-palestra.

Entre 2015 e 2018, um total de 80 alunos do curso integrado em Agronegócio participaram do projeto. Segundo a coordenação, 16 estabelecimentos já foram contemplados nos anos de execução da iniciativa. Em 2016, três alunos egressos passaram a compor o quadro de profissionais de uma das empresas participantes do projeto.

A representante da empresa Zarrara, Lucimara Silva Santos, reconhece a relevância da iniciativa e destaca como os discentes fazem análises que auxiliam no desempenho da empresa. “Os alunos fizeram estudos e mostraram diagnósticos que apontaram os pontos positivos e negativos da nossa empresa, o projeto foi de grande valia para ambas as partes”, enfatiza.

Site 2

Site 3Site 4

Importância do projeto

Diana Amado de Menezes, autora do livro e responsável pelo projeto, aponta que a realização desses quatro anos consecutivos do Café-palestra foi de suma importância, pois promoveu aproximação entre 80 alunos do Instituto e os empresários. “A ação proporciona a abertura e inserção deles no mundo do trabalho, direcionando-os ao fortalecimento das Competências socioemocionais, tão essenciais hoje à empregabilidade no mercado profissional”, explica a professora que aprofunda essas competências no seu Doutoramento em Educação.

A construção do livro foi um trabalho coletivo entre a professora e os alunos. “Ao longo do ano fomos adquirindo muito conhecimento e participar na elaboração do livro com a professora Diana foi gratificante, principalmente quando se trata de compromisso, responsabilidade e aprendizado”, declara Liziê Maria Luduvice Costa, aluna do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Agronegócio.

Acesse o livro aqui.