Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Com a presença dos familiares dos alunos, Forró no Campus atrai mais de 900 pessoas
CULTURA

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Quinta, 27 de Junho de 2019, 09h57

Site 3A festa aconteceu no período da tarde, para os alunos dos cursos integrados, e à noite, com estudantes dos subsequentes e superiores

Um dos principais objetivos da educação ofertada pelo Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana é o de ofertar aos seus estudantes não apenas ensino de qualidade, mas também uma sólida formação cultural. Nessa perspectiva, o Forró no Campus, que chegou à oitava edição no último dia 19, apresentou à comunidade alguns dos elementos tradicionais da cultura nordestina, como música, dança, vestimenta e culinária. O diferencial deste ano foi a grande participação dos familiares dos alunos – no total, cerca de 900 pessoas prestigiaram as comemorações.

O Forró no Campus começou cedo, às 14h. No período da tarde, o evento foi voltado para os alunos dos cursos integrados, enquanto que à noite buscou atingir estudantes das modalidades subsequente e superior. Comidas típicas, brincadeiras tradicionais, apresentações artísticas e quadrilhas juninas – as quais envolveram alunos, servidores e colaboradores – marcaram a programação. Enquanto o público se divertia, os cantores Preto e Alex do Acordeom e Diones Costa se revezavam na missão de tocar a autêntica música feita no Nordeste.

Diferencial

A festa junina, que acontece desde a fundação do Campus Itabaiana, em 2011, obteve a aprovação do público presente, especialmente pela intenção de envolver diretamente a comunidade. Polânia Pelc, técnica em secretariado, foi uma das participantes e ressaltou a importância de os alunos poderem levar os seus familiares à festa. “Com a comunidade, aconteceu a apresentação do casal caipira e de uma quadrilha improvisada. A integração entre alunos, servidores e a comunidade foi o diferencial deste ano”, avalia.

Site 2Anny Vitória de Jesus Santos, aluna do terceiro ano do curso subsequente em agronegócio, conhece bem a festa junina do Campus Itabaiana e avalia a deste ano como muito boa e divertida, mas ressalta que sentiu falta da realização de brincadeiras mais competitivas, como acontecia nos anos anteriores. “Se tivéssemos neste ano as gincanas, por exemplo, o evento teria sido melhor ainda”, pondera.

José Rocha Filho, diretor geral do Campus Itabaiana, é um dos maiores entusiastas da realização de eventos culturais na instituição. Ele revela a sua satisfação em apresentar aos estudantes todos os anos a tradição do Nordeste. “Percebemos que, a cada ano, o evento ganha uma proporção maior. Manter essas ações é importante porque aproxima a comunidade escolar, com bastante interação e riqueza cultural”.