Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Campus Itabaiana realiza evento sobre importância da Biblioteca
CULTURA ALÉM DA LEITURA

Campus Itabaiana realiza evento sobre importância da Biblioteca

Criado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 11h56 | Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 11h56 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 11h03

Foram três dias de atividades e envolveu jovens de escola da comunidade

Bingo literário

De 27 a 29 de novembro a biblioteca do campus Itabaiana realizou a 4ª Bibliocult, como tema Cultura além da leitura. A intenção foi reunir num mesmo ambiente, diferentes manifestações culturais. “A biblioteca desejou mostrar que o papel das bibliotecas vai muito além do empréstimo de livros e da oferta de bases de dados. As bibliotecas devem ser espaços que busquem despertar o gosto pela cultura geral, por meio do acesso à informação e à literatura, mas também pela valorização das diversas manifestações artísticas, especialmente àquelas locais e regionais, afirmou a bibliotecária Jeane Gomes.

Durante os três dias, a comunidade pode conferir exposições, exibições de filmes, bate papos com escritores e realizadores culturais, além de participarem de rodas de leituras e brincadeiras literárias.

Uma mostra composta por painéis, a exposição “Umbanda: uma religião genuinamente brasileira”, foi uma celebração aos 111 anos da manifestação religiosa no país e apresentou, em um formato cronológico, o surgimento da Umbanda no país em 1908; o crescimento e desafios, levando os visitantes a refletir sobre intolerância.

Também foi exibido o documentário de Naira Soares, “O lado de cima da cabeça” (2014), que aborda estereótipos sobre a estética capilar negra, seguido de uma conversa sobre o tema com a museóloga Ludmila Oliveira. Os estudantes ainda puderam participar da oficina “Fontes de Informação para Pesquisa Acadêmica”, coordenado pela bibliotecária Célia Araújo.

Crianças e adolescentes do Projeto Formiguinha, que trabalha com a transformação por meio da arte, também fez parte da programação, no bate papo com Jovens Escritores. Coordenado pelo professor da rede municipal de ensino, Danilo Moura, os jovens puderam falar um pouco sobre a sua relação com a escrita, além de declamarem textos autorais. Entre as apresentações, houve música e exibições de reportagens de incentivo à leitura e escrita. Para CarlosDaniel Ribeiro, estudante do curso integrado de Manutenção e Suporte em Informática, “o evento serviu como uma forma de me expressar e também pra refletir sobre o que a escrita de poesias significa na minha vida. Foi uma oportunidade de me expressar criticamente, pois a poesia também serve para fazer crítica social”. afirmou. A programação ainda contou com uma conversa sobre preconceito racial, superação e leitura, com o professor de Direito Kleidson Nascimento Santos.

Biblioteca pra quê

Para encerrar o evento, o projeto “Biblioteca pra quê?” recebeu crianças da Escola Benedito Figueiredo, situada no bairro São Cristóvão, onde está localizado o campus. Meninos e meninas assistiram a curtas de animação, leram gibis, brincaram na Ludoteca, participaram de uma partida de queimado matemático. “O Jogo foi uma adaptação do Jogo Queimado dos Inteiros que vivenciei enquanto discente do curso de Licenciatura em Matemática. Foi interessante abordar a Matemática de uma forma diferente de como é costumeiramente abordada nos livros, de maneira mais dinâmica e ativa do ponto de vista do aprendizado do aluno. Muitos tem medo dessa disciplina. Apesar de ter sido uma visita curta, os alunos da Escola Municipal Benedito Figueiredo conseguiram colocar em prática o entendimento de operações matemáticas, além de fazer uma boa revisão delas”, revelou o auxiliar de biblioteca, José Gonçalves.

Por fim, estudantes do IFS ganharam brindes ao revelarem conhecimentos sobre literatura e também a respeito do acervo e dos projetos da biblioteca, num grande Bingo Literário.