Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > I Feira de Ciências do Campus Itabaiana reforça o conhecimento e produção científica no Ensino Médio
PESQUISA

Criado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 21h33 | Publicado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 21h33 | Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 21h33

O evento contou com a participação da comunidade acadêmica, de escolas do município, e da sociedade

1ª Feira de CiênciasNo último dia 10 de abril aconteceu a I Feira de Ciências do IFS em Itabaiana. O evento foi organizado pela Coordenação de Pesquisa e Extensão do Campus, sob a temática “Ciência, Tecnologia e Inovação: o lugar da Pesquisa e Extensão no Ensino Médio” e contou com a mediação do docente e pesquisador Dr. Dárcio Hersch, professor de Física do Campus Itabaiana.

Quem compareceu ao evento pode participar de momentos de descontração com música e apresentações de trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos estudantes dos Campi Itabaiana e Aracaju em parceria com o Colégio Estadual Murilo Braga.

professora Josilene CarvalhoDe acordo com a profª Josilene Carvalho, idealizadora da I Feira de Ciências e professora de espanhol do Campus Itabaiana, o evento buscou despertar nos alunos o interesse por realizar projetos de pesquisa, extensão e inovação. "Este evento teve como objetivo apresentar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas com os alunos do ensino médio, incentivando-os a participarem de projetos de pesquisa, extensão e inovação, proporcionando, assim, um intercâmbio de informações entre os participantes", destacou a professora.

O evento foi iniciado com a abertura musical realizada pela cantora Milena Nascimento, ex-aluna da instituição, seguida da palestra “Observatório da pesquisa, extensão e inovação no Instituto Federal de Sergipe”, ministrada pela Pró-reitora de Pesquisa e Extensão do IFS, Profª Drª Chirlaine Cristine Gonçalves. Depois, foram iniciadas as apresentações dos trabalhos de pesquisa e extensão, que contou também com a presença da comunidade externa.

Cleomadson DiasPara Cleomadson Medeiros, aluno do 2º ano do curso técnico integrado em Manutenção e Suporte em Informática, o evento mostrou como a instituição vem se desenvolvendo no conhecimento científico. "A Feira de Ciências proporcionou diversos conteúdos para os espectadores, incluindo diversos projetos que mostram o quanto nossa instituição vem se desenvolvendo. Além disso, foram usadas boas plataformas de streaming, os comentários e dúvidas do público foram destacados para que pudessem ser respondidos. Tive o privilégio de participar deste importante evento e mostrar para outras pessoas o projeto de pesquisa, gostei bastante desta oportunidade por vivenciar os dois lados, por assistir e apresentar", pontuou Cleomadson.

Aluna do 1º ano do curso técnico integrado em Manutenção e Suporte em Informática, Renata Stefany, também reforçou a importância do evento no incentivo ao protagonismo do estudante enquanto pesquisador, a partir do estímulo à leitura. "A Feira de Ciências e as exposições dos projetos desenvolvidos no Campus de Itabaiana incentivam a leitura e proporcionam aos alunos um olhar mais crítico diante de diversos fatos. Vale também ressaltar o estímulo ao amadurecimento de seus discentes e seus docentes para a propagação de conhecimentos em sua totalidade", explicou.

O evento foi aberto à comunidade em geral e quem manifestou interesse em receber certificado, realizou a inscrição no Sistema de Publicação do IFS (Sispubli). Os interessados também podem conferir o que aconteceu no evento por meio do Youtube do IFS/Campus Itabaiana.