Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Projeto do IFS promove a preservação do meio ambiente através da arborização dos espaços
Início do conteúdo da página
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projeto do IFS promove a preservação do meio ambiente através da arborização dos espaços

Criado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 09h48 | Publicado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 09h48 | Última atualização em Quinta, 30 de Setembro de 2021, 10h53

O objetivo é arborizar o Campus Itabaiana com árvores nativas

plantio itabaianaPor: Jamili Vasco (bolsista de Jornalismo), com supervisão de Monique de Sá

Participantes do projeto de pesquisa: “Arborização como ferramenta de aprendizagem e educação ambiental no Campus Itabaiana” deram início à etapa de plantio de espécies arbóreas nativas, através de uma ação realizada na última segunda, 20. A iniciativa é de um grupo de pesquisadores do Instituto Federal de Sergipe (IFS), de Itabaiana, e contou com a colaboração da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEPES), responsável pela doação de 30 mudas. Elas serão analisadas e plantadas nos espaços da unidade de ensino.

O projeto de pesquisa é uma parceria do IFS, Campus Itabaiana, com o Colégio Estadual Murilo Braga (CEMB). O objetivo é mostrar a importância da arborização do campus, no âmbito da sustentabilidade. Além disso, a pesquisa trata-se de uma ferramenta de aprendizagem e educação ambiental para a comunidade escolar das redes federal e estadual do município.

Segundo a aluna e bolsista do projeto, Sabrina Lima, o plantio de árvores no ambiente escolar traz inúmeros benefícios para a região e para aqueles que a habitam. “Com o aumento do número de plantas, a sensação térmica será mais confortável, sendo estabilizada, causando sensação de bem-estar”, diz.

plantio itabaiana 1Através das plantas, garante-se uma estética elevada, além de oferecer à comunidade locais de descanso com um ar mais puro, sendo um espaço verde de reflexão para as pessoas. “A arborização nos proporciona um local agradável e fresco, com sombras. A continuação da vida no nosso planeta também pode ser influenciada por todos nós, e com esse projeto, criamos prosperidade num recanto natural e paisagístico”, afirma a voluntária da ação e estudante do CEMB, Ketillyn Santos.

Conscientização ambiental

O projeto, que conta com o financiamento da Feira Científica de Sergipe (CIENART), pretende produzir e disponibilizar uma cartilha para identificar as espécies plantadas no campus.
De acordo com o professor do IFS, Campus Itabaiana, e orientador da pesquisa, Cleidinilson de Jesus Cunha, a arborização da unidade de ensino itabaianense possibilita a mobilização da comunidade para cumprir uma agenda ambiental, a qual está inserida na proposta das conferências do meio ambiente.

plantio itabaiana 2“O projeto nos aproxima dos objetivos do desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Cabe às instituições, especialmente as de ensino, celebrar projetos que demonstrem a importância do ambiente para a sociedade atual e vindoura”, destaca o docente.

Participaram do plantio simbólico: o professor Cleidinilson Cunha; a professora do Colégio Estadual Murilo Braga,Wedna Machado; as alunas do IFS e bolsistas da pesquisa, Sabrina Lima e Júlia Evangelino dos Santos. Estiveram também presentes: as estudantes do CEMB e voluntárias do projeto: Ketillyn Lorrane Santos e Mariana Santos; além do egresso do curso Agronegócio do IFS, Luiz Silva.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página