Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Projeto do IFS promove a preservação do meio ambiente através da arborização dos espaços
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Criado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 09h48 | Publicado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 09h48 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 11h20

O objetivo é arborizar o Campus Itabaiana com árvores nativas

plantio itabaianaPor: Jamili Vasco (bolsista de Jornalismo), com supervisão de Monique de Sá

Participantes do projeto de pesquisa: “Arborização como ferramenta de aprendizagem e educação ambiental no Campus Itabaiana” deram início à etapa de plantio de espécies arbóreas nativas, através de uma ação realizada na última segunda, 20. A iniciativa é de um grupo de pesquisadores do Instituto Federal de Sergipe (IFS), de Itabaiana, e contou com a colaboração da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEPES), responsável pela doação de 30 mudas. Elas serão analisadas e plantadas nos espaços da unidade de ensino.

O projeto de pesquisa é uma parceria do IFS, Campus Itabaiana, com o Colégio Estadual Murilo Braga (CEMB). O objetivo é mostrar a importância da arborização do campus, no âmbito da sustentabilidade. Além disso, a pesquisa trata-se de uma ferramenta de aprendizagem e educação ambiental para a comunidade escolar das redes federal e estadual do município.plantio itabaiana 2

Segundo a aluna e bolsista do projeto, Sabrina Lima, o plantio de árvores no ambiente escolar traz inúmeros benefícios para a região e para aqueles que a habitam. “Com o aumento do número de plantas, a sensação térmica será mais confortável, sendo estabilizada, causando sensação de bem-estar”, diz.

plantio itabaiana 1Através das plantas, garante-se uma estética elevada, além de oferecer à comunidade locais de descanso com um ar mais puro, sendo um espaço verde de reflexão para as pessoas. “A arborização nos proporciona um local agradável e fresco, com sombras. A continuação da vida no nosso planeta também pode ser influenciada por todos nós, e com esse projeto, criamos prosperidade num recanto natural e paisagístico”, afirma a voluntária da ação e estudante do CEMB, Ketillyn Santos.

Conscientização ambiental

O projeto, que conta com o financiamento da Feira Científica de Sergipe (CIENART), pretende produzir e disponibilizar uma cartilha para identificar as espécies plantadas no campus.
De acordo com o professor do IFS, Campus Itabaiana, e orientador da pesquisa, Cleidinilson de Jesus Cunha, a arborização da unidade de ensino itabaianense possibilita a mobilização da comunidade para cumprir uma agenda ambiental, a qual está inserida na proposta das conferências do meio ambiente.

plantio itabaiana 2   Campus site plantio itabaiana 2

plantio itabaiana 2“O projeto nos aproxima dos objetivos do desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Cabe às instituições, especialmente as de ensino, celebrar projetos que demonstrem a importância do ambiente para a sociedade atual e vindoura”, destaca o docente.

Participaram do plantio simbólico: o professor Cleidinilson Cunha; a professora do Colégio Estadual Murilo Braga,Wedna Machado; as alunas do IFS e bolsistas da pesquisa, Sabrina Lima e Júlia Evangelino dos Santos. Estiveram também presentes: as estudantes do CEMB e voluntárias do projeto: Ketillyn Lorrane Santos e Mariana Santos; além do egresso do curso Agronegócio do IFS, Luiz Silva.