Página inicial > Últimas Notícias > Intercâmbio > Aluno do IFS já representou o Brasil no Mercosul; inscrições para novo biênio estão abertas
PROTAGONISMO

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Publicado: Quarta, 15 de Agosto de 2018, 10h09

PJM siteOs interessados devem elaborar um projeto com a orientação de um professor e enviá-lo até o dia 9 de setembro para o e-mail ai@mec.gov.br

Entre 2010 e 2012, Cassiano Santana dos Santos, então estudante de curso integrado do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto, foi um dos representantes brasileiros no Mercado Comum do Sul (Mercosul) através do programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Durante a experiência, o jovem ajudou a elaborar uma declaração com propostas e recomendações para o ensino médio. Para o biênio que se inicia neste ano, alunos do 1º ou do 2º ano já podem se candidatar – os interessados devem elaborar um projeto com a orientação de um professor e enviá-lo até o dia 9 de setembro para o e-mail ai@mec.gov.br.

Os projetos apresentados passarão por uma seleção inicial e os melhores serão divulgados no portal do PJM. Em seguida, será realizada uma eleição nacional e todos os jovens matriculados no ensino médio poderão votar e eleger seus representantes. Os mais votados representarão o Brasil durante o encontro internacional e durante qualquer evento ou encontro nacional e internacional. Na primeira edição, foram 81 jovens concorrendo as 27 vagas; já na última, concorreram 108 jovens e 32.310 participaram indiretamente elegendo seus representantes.

O projeto a ser apresentado deverá contemplar a realidade local do estudante e propor ações que estimulem a participação juvenil no ambiente escolar, priorizando o desenvolvimento de um trabalho coletivo e cooperativo. A intenção é que a instituição de ensino seja um espaço democrático onde os jovens possam expressar seus anseios e sugerir melhorias que facilitem sua aprendizagem e convivência, fortalecendo a cidadania e aproximando-os dos princípios desenvolvidos no projeto, como a democracia, a inclusão, a identidade latino-americana e os direitos humanos.

Para Frederico Chaves Sampaio Júnior, assessor de relações internacionais do IFS, a participação em um programa como o PJM pode representar a transformação da vivência do aluno e o aumento da sua perspectiva enquanto futuro profissional. “O representante do PJM terá contato com autoridades durante os eventos dos quais participará e vai ter uma forte experiência em questões ligadas à cidadania juntamente com outros estudantes de instituições de países como Argentina, Paraguai e Uruguai”, explica.

O regulamento e o caderno de orientações para elaboração do projeto estão disponíveis no portal do PJM.

*Com informações do MEC

Assista à matéria da IFSTV de 2016 sobre a participação do aluno Cassiano Santana no PJM