Página inicial > Últimas Notícias > Propriá > IFS Campus Propriá forma primeira turma de graduação de uma instituição pública do Baixo São Francisco
PIONEIRISMO

Criado: Quarta, 20 de Abril de 2022, 17h07 | Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2022, 17h40 | Última atualização em Terça, 26 de Abril de 2022, 16h34

A solenidade aconteceu no novo campus que será inaugurado oficialmente dia 29 deste mês

1A colação de grau da primeira turma do Curso de Gestão de Tecnologia da Informação do Campus Propriá do Instituto Federal de Sergipe, aconteceu nesta quarta-feira (20). A turma, composta por 14 estudantes, é também a primeira formada por uma instituição pública de ensino superior na região do Baixo São Francisco. A solenidade aconteceu no novo campus que será oficialmente inaugurado no próximo dia 29 de abril.

6Para o diretor geral do Campus Propriá, Luciano Morais, a satisfação é de dever cumprido em proporcionar à comunidade do Baixo São Francisco de Sergipe e Alagoas a possibilidade de realizar o sonho da formação superior dentro da sua própria região. “Hoje é um momento ímpar por estarmos recebendo esses formandos na nossa sede definitiva. Alunos que vão adentrar e que já adentraram o mercado de trabalho na área de tecnologia que está em alta e é tão competitivo. E agradecer de estar à frente de uma instituição de ensino centenária e que sempre busca ultrapassar seus limites e conquistar novos espaços. E é isso que o IFS está fazendo aqui no Campus Propriá; conquistando espaço no ensino superior público, gratuito e de qualidade para o município e região”, comemorou Luciano Morais.

2Já para a reitora Ruth Sales Gama de Andrade, a solenidade de formatura dessa turma de Gestão de Tecnologia da Informação é o cumprimento dos objetivos da rede federal de ensino tecnológico. “O que está acontecendo aqui hoje é muito importante para nós do Instituto Federal de Sergipe. Porque quando a rede foi criada tinha como objetivo a capilaridade e hoje nós conseguimos cobrir todas as regiões do estado de Sergipe levando ensino público, gratuito e de qualidade. Estamos concretizando o sonho da comunidade que mora aqui na região do Baixo São Francisco; de formar a primeira turma de um curso de graduação de uma instituição pública. O IFS abraçou essa causa e queremos muito mais. Nosso objetivo é ampliar e oportunizar para mais pessoas da região a formação superior sem que necessitem se deslocar para a capital. Essa primeira turma veio demonstrar que o instituto cumpre sua missão integrando ensino, pesquisa, extensão e inovação sem descuidar do estudante enquanto cidadão”, ressaltou Ruth Sales.

Semeando Oportunidades

5Reidison Ruan Tononé Silva, tem 20 anos. Ele é indígena e mora na aldeia Kariri Xocó, em Porto Real do Colégio, no estado vizinho de Alagoas. Seu sonho sempre foi de poder trabalhar com informática e viu no Curso de Gestão de Tecnologia da Informação do Campus Propriá a oportunidade de poder realizá-lo. “O curso me deu várias oportunidades e criar sites foi um deles. Criei um site para vender os artesanatos da minha aldeia. Lá vendemos flechas, arcos, cocares, pulseiras, brincos, colares, entre outros objetos”, revelou Reidison Tononé. E não parou por aí. A cerca de um mês ele participou de um evento organizado pelo IFS Campus Propriá em parceria com a Startse, uma plataforma de conhecimento em negócios e que trabalha com empreendedorismo para jovens na área de tecnologia em Sergipe. O desafio era apresentar projetos de empresas que trabalhassem com NFT; no português conhecido como token não fungível. Um tipo de chave eletrônica criptográfica que representa algo único e exclusivo.

No desafio, Reidison Tononé viu a oportunidade de ampliar o que já fazia com o site de vendas de artesanato indígena da sua aldeia e criou uma galeria digital chamada SAMY, que quer dizer, na língua nativa, ‘cultura’ ou ‘memória’. “Percebi que podia impulsionar o artesanato dos Kariri Xocó e gerar valor à cultura indígena. Fiquei muito feliz e realizado e ainda mais que fui selecionado, a partir desse evento, para trabalhar na Hyte Animation, uma empresa sediada em Porto alegre e que trabalha com computação gráfica de animes”, revelou Tononé.