Página inicial > Últimas Notícias > Propriá > Campus Propriá realiza “Conversando Sobre” com o tema: O suicídio e o ambiente virtual
Setembro Amarelo

Criado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 14h31 | Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 14h31 | Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2017, 11h41

"Conversando Sobre”, deste ano, abordou o tema: O suicídio e o ambiente virtual, alertando aos estudantes que o suicídio pode ser prevenido e reforçando que é necessário falar e chamar atenção às ações relacionadas ao setembro amarelo.

Na última segunda-feira, 18/09/2017, a Coordenação de Assistência Estudantil (COAE) do Campus Propriá realizou, nos turnos vespertino e noturno, a quinta edição do “Conversando Sobre” deste ano, que abordou o tema “O suicídio e o ambiente virtual”. Na ocasião, os alunos, a equipe diretiva, docente e técnica participaram de debates e trocaram experiências.

Ao relacionar com a campanha mundial do Setembro Amarelo, cujo foco é o combate ao suicídio, foi possível envolver as turmas de Redes de Computadores e Manutenção e Suporte em Informática com reflexões acerca dos riscos do ambiente virtual e as possíveis prevenções para o suicídio. Tópicos como depressão, cyberbullying, redes sociais, jogos e isolamento social foram abordados pelos alunos com apresentação de painéis ilustrativos, peças teatrais, além do compartilhamento de vários depoimentos.

O evento também contou com a participação da Prefeitura Municipal de Propriá e Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Irmã Augustinha, com as palestras: da Psicóloga Georgina Vieira, da Coordenadora e Assistente Social Aline Rollemberg, e da Psicopedagoga Josyane Ferreira. Além dos sinais e caminhos para a prevenção, elas apresentaram dados sobre casos de suicídios e indicaram o Centro de Valorização à Vida (CVV), o qual realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar.

No final do evento, os alunos escreveram em um painel mensagens sobre o tema e receberam da equipe flores amarelas acompanhadas de mensagem.

O aluno Carlos Bruno Feitosa, do 1º período vespertino do curso de Manutenção e Suporte em Informática, expôs a relevância do tema e destacou que às vezes não é dada a devida importância ao assunto. Ressaltou que a metodologia aplicada no evento possibilitou maior interação entre os alunos, além da compreensão das informações e a geração de um conhecimento através das pesquisas, produção dos painéis, palestras e exposição das apresentações, que segundo o aluno, o resultado das conversas entre eles e aberta a todos, os tornou mais conhecedores. Reforçou que os colegas comentaram que foi muito produtivo ter compartilhado das experiências e viram como oportunidade de aprenderem mais, além de terem vistos como um espaço de acolhimento.

A aluna Jessiane Santos, do 2º período vespertino do curso de Manutenção e Suporte em Informática, relatou que acredita que o propósito de impactar os alunos foi alcançado, não apenas pelos diálogos, mas em especial por ter envolvido os alunos no processo de desenvolvimento, sendo eles os protagonistas da atividade. Assim, reforçou que eles foram incentivados a pensar e produzir, mergulhar no tema e compreender realmente que o assunto em si é sério e que tem consequências dolorosas. Ela também lembrou que foi um momento onde todos puderam compartilhar emoções e conhecer um pouco mais da realidade uns dos outros, onde muitas vezes acaba passando despercebida na relação cotidiana.

Para mais informações acesse: https://www.cvv.org.br/

ou entre em contato pelos telefones: CVV Aracaju - 08002844456/32137601

todos tarde flores Jeiseane mensagem apresentação aluno noite
laço presentação aluno noite 2 Palestra CAPS