Página inicial > Últimas Notícias > Propriá > Bibliocine exibe série que propõe reflexão sobre tecnologia e comportamento
AUDIOVISUAL

Bibliocine exibe série que propõe reflexão sobre tecnologia e comportamento

Publicado: Sexta, 02 de Março de 2018, 17h06

IMG 20180226 192919Segundo a psicóloga Graziela Lins, o uso de filmes e documentários pode ser uma ótima ferramenta pedagógica para apoiar o aprendizado dos estudantes

O cinema é uma manifestação cultural e sempre buscou aproximar a ficção da realidade, a fim de evidenciar características culturais e movimentos sociais pertinentes a cada época. Como ferramenta de ensino-aprendizagem, contribui no desenvolvimento pedagógico e intelectual do indivíduo e promove o pensamento crítico. Ciente da força dessa ferramenta, no último dia 26, o Instituto Federal de Sergipe – Campus Propriá realizou mais uma edição do projeto Bibliocine, na qual propôs aos estudantes reflexões sobre tecnologia e comportamento através da exibição do episódio ‘Queda Livre’, da série Black Mirror.

O Bibliocine tem como objetivo principal exibir produtos audiovisuais e fomentar o debate entre os alunos. Além disso, objetiva transformar o espaço educacional da biblioteca em um ponto multicultural e de lazer para as comunidades interna e externa. De acordo com Alexsandra Aragão, bibliotecária, o Bibliocine é uma ótima oportunidade de promover discussões acerca de temas atuais e dinâmicos e visa despertar nos alunos um olhar crítico. “Por meio da exposição de filmes de curta e longa duração, episódios de séries, entre outros, é possível tornar esse processo mais espontâneo e descontraído”, acentua.

A obra

Black Mirror nosediveO episódio “Queda livre”, da série Black Mirror, trata especialmente do uso da tecnologia para avaliar pessoas e colocá-las em níveis ou classes diferentes. A série é uma antologia que mostra diversas teorias sobre como a sociedade pode ser afetada pela tecnologia ao longo dos anos. O episódio exibido no evento aproxima, em partes, a ficção do real, porque mostra como a superficialidade do mundo dos “likes” em redes sociais não proporciona verdadeira felicidade.

Segundo a psicóloga Graziela Lins, o uso de filmes e documentários pode ser uma ótima ferramenta pedagógica para apoiar o aprendizado dos estudantes. “O Bibliocine tem tudo para ser um importante projeto do Campus Propriá. A exibição de filmes com temáticas relevantes para o contexto educacional permite aos alunos entrarem em contato com discussões que agregam valores e contribui para sua formação pessoal, abarcando, inclusive, o que está preconizado na Política de Assistência Estudantil (PAE)”, aponta.