Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Projeto “Cultivando leitores para cidadania no campo” inicia atividades no campus Glória

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 18h07 | Publicado: Terça, 26 de Mai de 2015, 16h08 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 18h07
CapacitacaoMais um passo foi dado na condução do projeto "Cultivando leitores para cidadania no campo", realizado no campus Glória do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Na terça-feira, 19, ocorreu reunião com professores que atuarão como incentivadores diretos para que os estudantes utilizem o acervo da minibiblioteca doada pela Embrapa para o projeto. A intenção é estimular os alunos à prática da leitura e da escrita, utilizando o acervo dessa minibiblioteca como ferramenta de apoio didático-pedagógico, em união ao acervo da própria biblioteca do campus.

A atividade de capacitação dos professores foi realizada pela pedagoga Danise Vivian e pela professora Iranilde Rocha, servidoras do campus que implementaram o projeto. Durante a capacitação, os professores tiveram oportunidade de identificar quais itens do acervo da minibiblioteca serão úteis em sua prática e, em conjunto, discutiram estratégias para a execução do projeto. "Os professores puderam, através dessa oficina [de capacitação], conhecer o objetivo de cada obra contida no kit expositor", relata Danise.

Segundo a professora Iranilde, a capacitação ampliou a noção que os professores tinham em relação à intenção da iniciativa. "Foi um momento para tirar dúvidas, sugerir e planejar, tanto para unificar as ações – ou seja, seguir uma sequência lógica –, como para firmar parcerias para atingir a finalidade última, que é a transformação social", avalia.

Público externo

Além dos alunos do IFS, a iniciativa do projeto também alcança estudantes da comunidade externa, a exemplo da Escola Municipal professor José Augusto Barreto, da cidade de Nossa Senhora da Glória. A professora Edirene Souza, funcionária do município, também esteve presente na oficina de capacitação e conta que planeja utilizar as obras da minibiblioteca como inspiração para o concurso de poesia que ocorre anualmente na escola. A temática será voltada para a agricultura.

"A maioria dos pais dos nossos alunos são agricultores. A gente tem muito aluno que é agricultor também. E também temos muitos alunos da EJA [projeto de Educação de Jovens e Adultos], que já vivem nessa realidade da agricultura familiar", destaca Edirene, afirmando que essa será uma oportunidade dos alunos estudarem sobre a terra e produzirem trabalhos ainda melhores.

Minibibliotecas

As minibibliotecas constituem uma iniciativa da Embrapa, criada em 2003, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para levar informações que contribuam para o desenvolvimento sustentável do meio rural, por meio de cartilhas ilustradas e em linguagem simples, e uso de audiovisuais, como vídeos e áudios.

O projeto "Cultivando leitores para cidadania no campo", do IFS, foi selecionado pela Embrapa para incentivar a leitura e a inclusão produtiva, na perspectiva da promoção do desenvolvimento sustentável no meio rural com o uso da minibiblioteca do Plano Brasil sem Miséria.