Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Embrapa e Sebrae encerram primeiro ciclo de palestras do Campus Glória

Embrapa e Sebrae encerram primeiro ciclo de palestras do Campus Glória

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 18h07 | Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2013, 08h38 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 18h07
O encerramento do I Ciclo de Palestras sobre Pesquisa e Inovação Tecnológica do IFS/Campus Glória, na última sexta-feira (30), contou com a participação de convidados da Embrapa e Sebrae que proporcionaram novos conhecimentos para os discentes. A programação do último dia foi realizada no auditório da indústria de laticínios Natville.

1ciclo 4A primeira palestra “Produção de Leite em Sistema Agrossilvipastoril no Semiárido” foi ministrada pela professora Cristiane Otto de Sá, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Doutora em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, a palestrante apontou a bovinocultura de leite como atividade promissora para a região dentro do sistema de criação agrosilvipastoril que demonstra o consórcio de animais em pastagens associado a uma vegetação arbórea.

Na ocasião, a professora citou as pesquisas que estão sendo desenvolvidas pela Embrapa Semiárido no município de Nossa Senhora da Glória com a leguminosa gliricídea sendo utilizada para estruturação de cercas vivas e como ração animal de baixo custo e excelente valor forrageiro. Foram apresentados ainda pela pesquisadora os dados estatísticos do município de Nossa Senhora da Glória quanto às atividades dos produtores rurais relacionadas à exploração da pecuária de leite: produção de leite e características de criação de bovinos, tais como tamanho das propriedades e número de cabeças por propriedade.

2ciclo 4
O professor José Melquíades Neto, analista técnico do Sebrae e mestre em Economia pela Universidade Federal de Sergipe, foi o último palestrante do evento e falou sobre Empreendedorismo – Potencial Empreendedor. Em sua explanação, Melquíades discorreu sobre os principais tipos de empresa que podem ser praticadas pelos empreendedores, tais como o micro empreendedor individual, a micro empresa limitada (ME Ltda.) e a média empresa. Na oportunidade, falou sobre os apoios financeiros para jovens empreendedores, bem como das características próprias para tornar-se um empreendedor de sucesso. Houve muita interação do palestrante com os discentes por meio de esclarecimentos de dúvidas e orientação para elaboração de um plano de negócio.

Para o gerente de Ensino, Juliano Lima, o resultado do evento foi bastante positivo. “A ação favoreceu a troca de experiências, haja vista o ambiente de reflexão e fomentação de vários temas importantes para formação técnico-científica dos nossos alunos”. Quanto às futuras edições, Juliano arrisca algumas ideias. “Deveremos ampliar as temáticas abordadas, levando em conta as especificidades de cada curso ofertado, assim como o conceito de interdisciplinaridade que configura as novas diretrizes da educação. Outra ideia é estender o evento aos docentes e técnicos, no intuito de integrar cada vez mais a comunidade do Campus Glória”, complementou o gerente.

Após o final da programação, os discentes receberam a visita da Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão do IFS, Ruth Sales, representante do reitor no evento Reitoria Itinerante, realizado no Campus Glória na mesma data, que finalizando as atividades, franqueou a palavra aos mesmos com o intuito de ouvir suas impressões acerca do desenvolvimento das atividades do campus.