Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Campus Glória realiza primeira colheita do ano

Campus Glória realiza primeira colheita do ano

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 18h07 | Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2013, 08h02 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 18h07
No último dia 12, os alunos do 2º período do curso Técnico em Agroecologia do IFS/Campus Glória realizaram a primeira colheita do ano da horta agroecológica instalada no Parque de Exposições do município onde, provisoriamente, estão sendo realizadas as atividades do campus. Foram colhidos alface roxa, crespa e lisa, coentro, rúcula, cebolinha, alho poró, couve tipo manteiga, quiabo, abóbora, cenoura e rabanete que foram distribuídos entre os discentes e docentes do campus.

A horta, que tem como metodologia DSC07915o PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, foi implantada em 2011 e revitalizada no mês de maio dentro das atividades práticas da disciplina Olericultura Agroecológica ministrada pela docente Ana Catarina Oliveira. “O tempo de cultivo das espécies durou, em média, 35 dias e isso só foi possível devido a participação ativa dos estudantes que se dedicaram a horta, inclusive nos finais de semana”, registrou Catarina. Ainda segundo a docente, algumas dificuldades foram encontradas, a exemplo de pragas como a lagarta que causaram alguns danos econômicos.
O processo de revitalização da horta agroecológica PAIS do Campus Glória contou com o apoio do técnico em Agropecuária Luciano Santana, o qual doou as mudas das diversas espécies cultivadas.DSC07896

Produção Agroecológica Integrada e Sustentável

DSC07908O projeto PAIS é uma metodologia de produção de hortaliças juntamente com a criação de pequenos animais com bases agroecológicas, sem uso de agrotóxicos. Procura aperfeiçoar os recursos naturais, reduzir a dependência de insumos externos, respeitar a integridade cultural e local, incentivar a diversificação da produção e evitar desperdício de alimento, água, energia, e tempo dos agricultores.