Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Curso de Engenharia Civil encontra terreno fértil no mercado aracajuano

Curso de Engenharia Civil encontra terreno fértil no mercado aracajuano

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 18h07 | Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2011, 11h16 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 18h07
Conhecendo a importância e contribuição da construção civil para a sociedade e tendo em vista o crescimento do mercado imobiliário em todo o estado, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) oferece cursos ligados à área da construção civil, entre eles o de Engenharia Civil. O engenheiro civil é um profissional que está presente em todas as etapas da construção, do planejamento até concepção dos projetos.

Ele é o responsável pela elaboração do projeto e anteprojeto, além de coordenar e fiscalizar o funcionamento das obras. O professor e coordenador do curso de Engenharia Civil do IFS, Euler Freitas, acredita que a afinidade com algumas disciplinas contribui na hora de decidir se tornar um engenheiro. “A Engenharia Civil possui uma vasta área de atuação e o profissional pode optar por uma delas para seguir carreira”, conta o coordenador.

De acordo com o professor, um bom engenheiro precisa estar atento às novidades e saber trabalhar em grupo. “Para ser um bom engenheiro e exercer devidamente sua responsabilidade social, é preciso ter disciplina nos estudos, predisposição para atualização constante, capacidade de autocrítica, além de saber trabalhar em equipe e, principalmente, ser ético em suas decisões”, ressalta.

O estudante de Engenharia Civil do IFS, Gustavo Dantas, está feliz com o curso e já faz planos para quando estiver formado. “O curso de Engenharia Civil no IFS está se desenvolvendo cada vez mais, temos bons professores e laboratórios equipados, então a minha expectativa é que, ao concluir a graduação, eu tenha um nível de conhecimento que me permita ingressar em uma empresa de qualidade”, diz.

Profissão valorizada

Para Gustavo Dantas, esse é o grande momento da Engenharia Civil, mas é importante ser um bom profissional. “Essa é uma área bastante valorizada e que possui um bom espaço no mercado de trabalho. Com a expansão do mercado imobiliário, a absorção dos profissionais tem sido grande. Porém, como em qualquer outra profissão, é preciso esforço e dedicação para fazer a diferença em uma seleção de emprego”, esclarece.

Segundo Euler Freitas, entre os principais desafios a serem enfrentados pelo engenheiro civil estão a grande demanda e a exigência de qualidade do produto versus o prazo de conclusão dos empreendimentos. “O engenheiro precisa estar em constante formação, pois é a partir daí que surgem os desafios, que são conciliar a continuação dos estudos e o trabalho, além de atender a prazos cada vez menores de entrega, sem deixar que a qualidade daquele produto seja reduzida”, explica.