Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Atividade com alunos de Agropecuária simula dia de campo
CAMPUS GLÓRIA

Atividade com alunos de Agropecuária simula dia de campo

Escrito por ANA CARLA ROCHA DE SOUZA CRUZ | Criado: Sexta, 17 de Março de 2017, 15h33 | Publicado: Sexta, 17 de Março de 2017, 15h33

O treinamento fez parte da avaliação bimestral na disciplina de Mecanização Agrícola

GEDC5770Os alunos do 1º e 2º anos do curso técnico integrado de Agropecuária, do Campus Nossa Senhora da Glória, tiveram uma experiência diferente no dia 10 de março. A sala de aula, o quadro e o pincel deram lugar aos canteiros com mudas. No campo, a preocupação dos estudantes era aplicar a correção do solo, realizar a montagem do sistema de irrigação e fazer divisão dos métodos. O último dia 10 foi de avaliação para os alunos do 2º ano, mas desta vez, papel e caneta foram substituídos pela habilidade de transmissão de conhecimento oral aos colegas do 1º ano.

Na atividade, que simulava um “dia de campo”, os alunos do 2º ano prepararam os canteiros, produziram as mudas e fizeram as correções do solo e, posteriormente, orientaram e tiraram as dúvidas dos fictícios produtores rurais, os colegas do 1º ano. Assim, eles experimentaram, em apenas uma atividade, uma grande parte dos conteúdos teóricos e aprenderam como integrá-los à prática no intuito de promover o crescimento no campo. “A finalidade da formação é devolver à sociedade a carga de conhecimento investida, de forma clara, segura e eficaz, e nesta atividade foi enfatizado o papel do extensionista, característica buscada nos cursos de agropecuária e agroecologia do IFS, Campus Glória”, explicou Thiago Silva, professor de Mecanização Agrícola do campus.

O professor elogiou o desempenho dos alunos e observou que, mesmo aqueles que são tímidos e com pouco rendimento na sala de aula, tiveram uma boa desenvoltura na atividade e atuaram de forma promissora e muito profissional, demonstrando muito entusiasmo. “Os objetivos foram alcançados, todos os alunos participaram e apresentaram seus trabalhos de forma satisfatória, com bom rendimento nas apresentações e ótimo empenho”, avaliou Thiago.

Para a aluna Emanuelly da Silva, a experiência foi muito interessante, pois ela conseguiu colocar em prática todo o conhecimento adquirido nos primeiros imagem2bimestres. “Para mim foi como exercer a minha futura profissão por um dia. Achei muito legal também a integração entre as turmas. Nós pudemos passar o nosso conhecimento para eles e depois eles nos avaliaram, isso acabou criando um vínculo  entre nós”, contou a aluna do 2º ano.

Thiago conta que o treinamento foi o primeiro passo para  a realização de eventos maiores. “A intenção do Campus Glória é promover, com o auxílio dos setores do IFS, eventos que possam agregar profissionais de diversas instituições e áreas do conhecimento como professores, técnicos e extensionistas, além de produtores rurais das regiões circunvizinhas.”, concluiu o professor.