Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Campus Glória promove o 3º Workshop do Dia do Leite

Campus Glória promove o 3º Workshop do Dia do Leite

Escrito por ANA CARLA ROCHA DE SOUZA CRUZ | Criado: Segunda, 29 de Mai de 2017, 16h50 | Publicado: Segunda, 29 de Mai de 2017, 16h50

O encontro trouxe como tema “Legislações Vigentes e Segurança Alimentar”

20170523 151750O Instituto Federal de Sergipe - Campus Glória realizou no último dia 23 a terceira edição do Workshop do Dia do Leite. O tema de discussão deste ano foi “Legislações Vigentes e Segurança Alimentar”. O Workshop, que acontece uma vez ao ano, tem sua programação composta por palestras e mesa-redonda com o objetivo de promover a integração de docentes, discentes e egressos, proporcionando troca de experiências por meio da discussão dos temas abordados.

O evento, realizado no auditório do Campus Glória, superou as edições anteriores em número de inscritos. As setenta vagas ofertadas foram preenchidas antes mesmo da data de realização do encontro, diferente dos anos anteriores. “Além dos nossos alunos, o evento também teve uma participação em massa do público externo, alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O público gostou muito e demonstrou bastante interesse. Foi possível instigar o senso crítico dos participantes no tema abordado”, contou a coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Laticínios Simone Vilela.

“Distúrbios relacionados ao leite e derivados: intolerância a alergia e lactose”; “Efeitos da baixa qualidade do processamento do leite e derivados no nosso organismo” e “Legislação de leite e derivados” foram os temas das palestras ministradas ao longo do dia. A mesa-redonda trouxe como tema de debate a Segurança alimentar X Escândalos envolvendo fraudes em leites derivados em nível nacional e internacional. A discussão foi bastante rica e trouxe à tona algumas fraudes que continuam ocorrendo e suas consequências na saúde do consumidor e na eficiência do processo de leite e derivados.

Mateus Furtado, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e professor do Campus Glória, participou da mesa-redonda como mediador e elogiou20170523 091446 o evento. Para ele, a formação desses alunos tem um impacto muito importante para os laticínios locais, que é garantir mão de obra especializada, não sendo mais necessários buscar profissionais fora do estado. “O IFS contribui formando profissionais que, trabalhando em pequenas propriedades, poderão aplicar técnicas adequadas de obtenção de uma matéria-prima, transporte do leite e produtos finais, processamento, técnicas de conservação, instalações adequadas, higiene, controle de qualidade, entre outros temas que irão contribuir na comercialização de produtos com qualidade sensorial (sabor, aroma, cor, textura), nutricional e microbiológica”, completou o professor.