Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Representando o Cordel, aluna do Campus Glória vence concurso literário da CGE/SE
PROTAGONISMO

Escrito por ANA CARLA ROCHA DE SOUZA CRUZ | Criado: Terça, 13 de Março de 2018, 08h55 | Última atualização em Quinta, 22 de Março de 2018, 14h02

No mês que homenageia a mulher, esta é mais uma história que serve de inspiração

claudia1No rol de grandes cordelistas, listados pela Academia Brasileira de Literatura de Cordel, ainda não figura nenhuma mulher.  Quem sabe Cláudia Emily, aluna do 3º ano do curso técnico em Agropecuária, do Campus Glória, não possa um dia ocupar este lugar?  Certamente a peleja dela não será nada fácil, assim como as lutas sociais travadas pelas mulheres.  Mas, felizmente, a aluna, que conquistou o primeiro lugar no I Concurso Literário e I Antologia Literária de Conto, Crônica, Cordel e Poesia da Controladoria-Geral do Estado de Sergipe – CGE, já coleciona importantes conquistas nesse árduo caminho em direção ao sonho. Esta já é quarta premiação que ela recebe em concursos de literatura, todas representando o Cordel, gênero fortemente presente na região nordeste do Brasil e ainda dominado pelos homens.

Nesse último concurso, entre os dois temas propostos, a estudante decidiu usar as rimas e versos para falar sobre corrupção. A crítica social é uma das temáticas que ela explora em seus escritos. Mas, a jovem escritora também gosta de abordar temas como meio ambiente, conscientização e poesia, de forma geral. O resultado do concurso da CGE foi divulgado na última terça e a premiação será, além de uma medalha e diploma de honra ao mérito, a publicação de sua obra na I Antologia Literária de Conto, Crônica, Cordel e Poesia da Controladoria-Geral do estado de Sergipe – CGE, o que totalizará quatro publicações de obras inéditas em livros, sendo uma delas no livro Antologia Poética, lançada no ano passado pelo IFS.

“Durante muito tempo escrevi e guardei os meus textos, mas, a partir de um contato que tive com a Academia Sergipana de Letras, descobri o que fazer com eles e agora me esforço para conseguir publicá-los”, conta a estudante, que também mantém uma conta no instagram com todas as suas obras. Mas a jovem sergipana, de origem sertaneja, quer mais, e, através do IFS, ela tem tido oportunidade de concretizar parte desse sonho. Atualmente, ela ministra, no Campus Glória, a oficina Escrita Criativa, projeto contemplado pelo edital de Arte, Cultura, Esporte e Lazer. Seu desejo é despertar o talento da escrita nos colegas e incentivá-los a publicar seus trabalhos, como ela tem feito. “Esse edital, cujo recurso é proveniente da assistência estudantil, visa possibilitar a integração e a troca de conhecimento entre os alunos. O IFS tem tido um papel importante na formação deles, inclusive no apoio ao protagonismo estudantil. A oficina de Cláudia é um exemplo disso”, conta a Coordenadora de Assistência Estudantil do Campus Glória, Raphaela Nascimento.

Para além do protagonismo estudantil, a trajetória de conquistas da estudante Cláudia tem um significado importante no que diz respeito à escrita da mulher na literatura brasileira. É importante lembrar, por exemplo, que a primeira cordelista brasileira de que se tem notícia, nos idos da década de trinta, precisava usar um pseudônimo masculino e tratar de temáticas sobre valores patriarcais para ser aceita. “Fico muito feliz por essa voz ter sido reconhecida. Essa premiação é importante não só por se tratar de uma jovem sergipana, do alto sertão, mas porque, enquanto mulher, ela se insere nesse mercado que se abriu há tão pouco tempo para a voz das mulheres”, salienta a professora de Língua Portuguesa do Campus Glória, Alciene Neves.

Sobre I Concurso Literário e I Antologia Literária de conto, crônica, cordel e poesia da CGE
O concurso teve sua primeira edição no final de 2017 e divulgação do resultado na última-terça feira. O objetivo da competição é divulgar, incentivar e promover as artes literárias e foi aberto a participação de estudantes de escolas públicas e particulares de Sergipe. A competição foi segmentada nas categorias Conto, Crônica, Cordel e Poesia, e duas etapas.  A premiação do concurso foi uma medalha, um certificado de honra ao mérito e a publicação da obra em um livro que reunirá os textos dos vencedores e alunos convidados.