Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Ação de alunos em lar de idosos inspira campanha solidária no Campus Glória
SOLIDARIEDADE

Ação de alunos em lar de idosos inspira campanha solidária no Campus Glória

Criado: Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 14h39 | Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 14h39 | Última atualização em Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 08h52

gloria1Instituição está arrecadando materiais de limpeza e higiene pessoal para doação ao Centro de Convivência Lar Padre Leon Gregório

Na última quarta-feira, alunos do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária realizaram uma doação de hortaliças ao Centro de Convivência para Idosos Lar Padre Leon Gregório de Nossa Senhora da Glória. As espécies foram cultivadas na horta do Campus Glória, HORTIFS, dentro das atividades do projeto “Horta escolar: instrumento de educação ambiental no Campus Nossa Senhora da Glória/IFS”, que teve como orientadora a professora Ana Catarina de Oliveira.

O projeto foi aprovado no Edital IFS Sustentável/Propex/IFS/2017 e teve como objetivo desenvolver uma horta escolar como instrumento de educação ambiental, contribuindo para a construção de uma consciência ecológica. “O projeto é de suma importância para a formação de um indivíduo crítico por meio do desenvolvimento de um ambiente voltado à prática cidadã, a justiça social e a participação”, pontuou a orientadora.

Durante 45 dias, os discentes cultivaram a horta e foram responsáveis pelo manejo de quatro minhocários, utilizando tecnologias simples, aplicadas ao pequeno agricultor e apresentadas durante as aulas teóricas da disciplina Olericultura e Plantas Medicinais.

gloria2Ao final, voluntariamente, os alunos decidiram doar as espécies colhidas para o Lar Padre Gregório e, juntamente com a orientadora do projeto, entregaram alface verde e roxo, rúcula e coentro à entidade. Para a discente Vilcimar Melo, participar da doação foi uma oportunidade de conhecer uma nova realidade. “Foi meu primeiro contato com um lar de idosos e foi muito legal, pois foi um ensinamento pra gente de amor ao próximo e pensar em como queremos ser tratados quando nós mesmos estivermos idosos”.

A ação dos discentes inspirou o Campus Glória a promover uma campanha de arrecadação para o Lar Padre Gregório, o IFSolidário. A ação teve início nesta segunda-feira e segue até fevereiro do próximo ano, com o intuito de arrecadar materiais de limpeza e higiene pessoal para doação.

gloria3O objetivo da ação é apoiar o centro de convivência nas suas necessidades básicas de atendimento aos idosos internados. Dois pontos de coleta foram instalados no Campus Glória contendo a relação dos itens que serão doados, quais sejam, sabão em pó, água sanitária, sabonete, hidratante, creme dental, entre outros. Ainda, para os que desejarem fazer suas contribuições em dinheiro, a entidade dispõe de conta bancária para esse fim. Interessados, entrar em contato pelo telefone: (79) 99890-4555.

Atualmente, o Lar Padre Gregório atende a treze internos no total, sendo quatro mulheres e nove homens que recebem além de acomodação, alimentação adequada e acompanhamento de saúde com profissionais do município e voluntários. Localizado na zona rural do município, sítio Tanque Novo, s/n, o espaço está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h e das 9h às 11h nos finais de semana e feriados.

A coordenadora Cleide Selma Oliveira ressaltou a importância dessas ações para o melhor desenvolvimento da entidade e para uma formação cidadã, “É muito bom quando as instituições de ensino se aproximam, pois além de colaborarem conosco, permite aos jovens conhecerem outro ambiente o qual muitos deles nunca estiveram, possibilitando uma visão mais humana em relação aos idosos de suas próprias famílias”.