Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Campus Glória desenvolve projeto de Educação Ambiental com foco na preservação de abelhas
Meio Ambiente

Criado: Terça, 18 de Junho de 2019, 17h28 | Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 17h28 | Última atualização em Sábado, 02 de Julho de 2022, 00h21

Escola municipal do Povoado Angico foi a primeira a receber atividade de conscientização

1Educação Ambiental é o ponto chave do projeto “Uso da apicultura e meliponicultura como ferramenta de educação ambiental” que tem como orientador o professor do Instituto Federal de Sergipe/Campus Glória, José Dantas Gusmão Filho. O trabalho tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação das abelhas para a preservação do meio ambiente. Para isso, o projeto tem como público-alvo direto alunos da Educação Básica da rede pública municipal de ensino de Nossa Senhora da Glória. “Nosso intuito é conscientizar as crianças, porém visando também atingir os pais e adultos em geral. Esclarecendo os danos de se arrancar flores, bem como de cortar árvores, usar agrotóxicos nas plantações e especificamente veneno para matar abelhas“, explicou o professor.

4O projeto é dividido em quatro etapas, quais sejam: palestra de conscientização sobre a importância das abelhas como ferramenta de educação ambiental; apresentação dos equipamentos apícolas (macacão, bota, luva, colmeia langstroth sem abelhas, colmeia didática com abelha sem ferrão); atividades lúdicas, pintura artística, desenho em cartolina, música, vídeos; e, entrega de uma muda de moringa.

2Compondo a equipe do projeto, participam as bolsistas Lívia Santana e Ana Grasiella Moraes do 1º ano do curso Técnico Integrado em Agropecuária do Campus Glória, turma 2018.1 com apoio dos discentes da mesma turma, Anielly Santos e Saú Alves. O projeto conta ainda com a co orientação da servidora Andrêzza Castro do Campus Glória e Sarita Campos do Campus São Cristóvão.

Selecionada como ponto inicial do projeto, a Escola Municipal 13 de Maio que está localizada no Povoado Angico atende crianças do Ensino Fundamental. “Foi uma sugestão das próprias bolsistas atuarmos nos povoados, considerando a alta probabilidade de atingirmos um número maior de produtores rurais por meio dos seus filhos, sobrinhos, netos”, destacou o professor.

“Foi uma experiência muito legal, eu estava bem tensa antes da apresentação, pois não imaginava como seria a recepção das crianças, mas me surpreendi com a desenvoltura e interesse deles e também aprendi bastante com eles. Esse contato direto me ajudou, inclusive, a decidir sobre o curso que eu pretendo me graduar: Pedagogia”, comemorou a bolsista Lívia Santana.

02052019 IMG 5044Davi Souza, 9 anos, ficou muito animado com a atividade. “Foi muito bom aprender a preservar o meio ambiente brincando, pintando, ouvindo músicas, assistindo desenhos. As abelhas são muito importantes para nós e para a natureza. Vou contar para a minha mãe e para o meu pai”, contou. “As meninas ensinaram muito, aprendemos muitas coisas e me diverti. Aprendi que não pode tocar fogo nas matas pra não prejudicar as abelhas e todos nós”, complementou Flávia de Jesus, 10 anos.

Para a bolsista Ana Grasiella, a atividade na escola foi uma experiência surpreendente. “A apresentação foi além das minhas expectativas que já eram positivas. Fiquei muito feliz com o envolvimento das crianças observando a nossa palestra e participando ativamente das dinâmicas. Agradeço ao professor Dantas por toda a orientação e por confiar essa grande responsabilidade a nós”.

3O diretor da Escola Municipal 13 de Maio, José Dionaldo de Santana, agradeceu a visita da equipe do projeto. “Foi um prazer enorme receber os profissionais e alunos do IFS, acho fundamental o trabalho em parceria, pois crescemos todos juntos. Espero que possamos atender mais turmas no futuro, pois foi uma experiência muito rica para os nossos alunos aprender sobre preservação das abelhas e do meio ambiente, em geral, de forma tão leve e didática”, destacou o diretor.