Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Campus Glória realiza programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
C&T

Criado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 17h13 | Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 17h13 | Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 10h34

Dentro da programação geral, quatro projetos de pesquisa do campus foram premiados como melhor artigo científico

1IMG 8504Alinhado ao tema “Bioeconomia: Diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, o Campus Glória realizou, no dia 24 de outubro, palestras e minicurso com a presença de profissionais parceiros e da instituição. As atividades fizeram parte da programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ano 2019 do Instituto Federal de Sergipe.

O evento teve como objetivo a realização de atividades para aprofundamento do conhecimento científico e ocorreu no auditório do campus reunindo os discentes dos cursos Técnico Integrado em Agropecuária, Técnico Subsequente em Alimentos e Superior em Tecnologia de Laticínios, bem como docentes e técnicos-administrativos da instituição.

1Screenshot 20191106 171815 1A programação foi aberta pelo diretor-geral do Campus Glória, professor José Henrique dos Santos e a palestra de abertura “Aproveitamento de resíduo para elaboração de um novo produto alimentício” foi ministrada pela professora doutora Anita Caroline Reinoso. A professora usou como exemplo o aproveitamento de mangas descartadas da Central de Abastecimento de Aracaju utilizadas para elaboração de barras de cereais, um produto de baixo custo e com qualidade nutricional.

1IMG 8456A segunda palestra foi ministrada pela professora mestre Roseane Santos de Jesus sob o tema “Bioinsumos: produção sustentável” que discorreu sobre a implantação do Programa Nacional de Insumos para a Agricultura Orgânica - Programa Bioinsumos. “Reduzir a aplicação de herbicidas e pesticidas é fundamental para minimizar o impacto ambiental e gerar economia para os agricultores”, alertou a professora Roseane durante a sua explanação.

1Screenshot 20191106 174133“Créditos de carbono: a moeda da floresta” foi a última palestra da programação local da 16ª SNCT no Campus Glória e foi ministrada pelo engenheiro florestal, Dr. Ronaldo Fernandes, técnico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf. Em sua palestra, Ronaldo explicou o que são e como são gerados os créditos de carbono, sua certificação e apresentou o mercado de carbono no Brasil.

Screenshot 20191106 175623Motivado pelo fato de a maioria dos jovens que tocam violão não saberem quais são as notas musicais que compõem acordes, o professor de Física do Campus Glória, Thiago Peixoto, elaborou o minicurso “Razões e harmonia: a construção de escalas e acordes na música ocidental". “Eu expus a importância da escrita musical que possibilita que composições feitas há séculos possam ser reproduzidas e interpretadas em qualquer tempo, expliquei como as notas são escritas, como são construídas as escalas maiores e menores e finalizei apresentando a notação em forma de cifra para diversos tipos de acordes”, informou o professor.

A programação geral da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 do Instituto Federal de Sergipe ocorreu no período de 21 a 25 de novembro em todas as unidades do IFS. Na cerimônia de encerramento do evento, em Aracaju, houve premiação dos melhores artigos científicos submetidos pelos discentes e serviores da instituição. O Campus Glória conquistou quatro premiações, quais foram os projetos de pesquisa e extensão:

PROJETO

Conhecimento das técnicas de manejo e a importância das abelhas para a polinização e produção de alimentos

Elaboração e perfil físico-químico de iogurte funcional sabor abacate adicionado de semente de chia

Substâncias húmicas na produção de mudas de ora-pro-nóbis

Cinema cartográfico: regionalização e territorialização no sertão sergipano

AUTORES

Anielly da Silva

Danilo Silva

Saú Honorato

Orientador: Prof. Dr. José Dantas Gusmão

Co-orientador: Prof. Drª. Sarita Campos