Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Projeto Diálogos Contemporâneos traz debate sobre gênero neste sábado

Projeto Diálogos Contemporâneos traz debate sobre gênero neste sábado

Criado: Quinta, 20 de Mai de 2021, 07h52 | Publicado: Quinta, 20 de Mai de 2021, 07h52 | Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 10h34

Edição compõe programação integrada de sábado letivo dos campi Glória e Itabaiana

Por Andrêzza Castro

thumb4edicaoComo podemos tratar a questão de gênero na escola? A violência de gênero na escola é exclusiva de países de baixa renda ou é um fenômeno mundial? Essas e outras questões serão discutidas no próximo sábado, 22 de maio, a partir das 9h, na live do projeto Diálogos Contemporâneos do Campus Glória que será transmitida pelo canal do YouTube da instituição. A live, que terá como temática “Gênero”, compreende a 4ª edição do projeto.

A roda de conversa terá início às 18h e contará com duas palestras “Gênero: um conceito e muitas interfaces” com o professor mestre Luiz Alberto da Silva Lima da Universidade do Estado da Bahia - UNEB e ““Gênero na Escola: um debate necessário” com a professora mestra Adriana Oliveira da Silva do Instituto Federal da Bahia - IFBA. A mediação será da professora mestra Essia de Paula Romão-Torres, lotada no IFS/Campus Glória e autora do projeto.

“Esta edição pretende provocar um debate para fortalecer questões importantes no âmbito escolar, desmentindo preconceitos atribuídos à temática de gênero, e para isso, convidamos dois palestrantes que contam com vasta pesquisa sobre gênero e atuam como docentes na rede pública de ensino”, pontuou a autora do projeto, professora Éssia Romão.

O evento é aberto à comunidade em geral, porém àqueles que desejem receber certificado, devem realizar inscrição no Sistema de Publicação do IFS - Sispubli.

Projeto Diálogos Contemporâneos

Desde o mês de fevereiro, o projeto de extensão Diálogos Contemporâneos do IFS: Informação, Conhecimento, Cultura e Educação promove rodas de conversas mensais sobre temas relevantes da sociedade contemporânea. As primeiras rodas tiveram como temática, “Pandemia e Saúde Mental”, “Fake News e Redes Sociais” e "Racismo".

O projeto tem como autora a Profª. Ma. Essia de Paula Romão-Torres e co-autora, a Profª. Drª. Mariana Barreto de Góis do IFS/Campus Glória e, ainda, uma comissão organizadora formada pela docente Daysi Lange do IFS/Campus Itabaiana, a servidora Andrêzza Castro do IFS/Campus Glória, além das alunas dos curso Técnico Integrado em Agropecuária do Campus Glória, Giovanna Santos Rodrigues , Nairely da Silva Aragão e Rosilene Oliveira de Jesus e a aluna Rebeka Pereira Souza Santos do curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática do IFS/Campus Itabaiana.

O projeto conta com um perfil no Instagram administrado por alunos, sob a supervisão das docentes do projeto com o objetivo de orientar, informar e indicar aos alunos fontes confiáveis e estratégias de pesquisa frente às “fake news”.

Outra ação do projeto é a preparação dos alunos para o debate, através do estímulo à pesquisa e leituras bibliográficas. As temáticas são repassadas previamente aos discentes para que os mesmos possam pesquisar e levar suas dúvidas sobre os temas em questão, analisando os acervos digitais do Arquivo Nacional, da Hemeroteca Digital, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, bem como acervo de jornais sergipanos. “Nosso objetivo é proporcionar aos discentes o contato com pesquisas e desenvolver a criticidade nos debates propostos pelas rodas de conversa”, explicou a professora Éssia Romão.

O público-alvo do projeto Diálogos Contemporâneos são os alunos dos cursos técnicos Integrados dos campi Glória e Itabaiana, contudo as rodas de conversa online, bem como o perfil do Instagram estão abertos a toda a comunidade acadêmica e social.