Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Saúde Mental é tema dos eventos Jornada Pedagógica e Acolhe 2021.2 do Campus Glória
SEMESTRE 2021.2

Criado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 14h58 | Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 15h06 | Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 15h23

Eventos marcaram o início do semestre letivo 2021.2.

Por Andrêzza Castro

Acolhida 2O Campus Glória, por meio da Equipe Multidisciplinar, realizou, nos dias 13, 14 e 18 de outubro, dois eventos com programações especiais voltadas aos discentes, docentes e técnicos-administrativos lotados no Ensino, a Jornada Pedagógica e o Acolhe 2021.2, eventos tradicionalmente realizados no início dos semestres letivos.

geral abertaOs docentes e técnicos administrativos lotados no Ensino participaram, especialmente, do evento XV Jornada Pedagógica 2021.2 que teve como tema "Tratando do currículo na educação e saúde mental docente". A programação da Jornada Pedagógica contou com duas palestras e bate-papo com o Prof. Dr. Júlio Resende Duarte do Instituto Federal do Mato Grosso com o tema “Currículos Integrados para o Século XXI” e o psicólogo e professor Elder Magno Freitas com o tema “Modos de cuidar de si e do outro no trabalho em educação”.

julio2A programação, em geral, foi muito bem recebida pelos participantes, como colocou o professor de Física, Me. Thiago Peixoto. “Gostei bastante da programação, que abordou como a avaliação se integra a todo o planejamento didático de ensino-aprendizagem. O planejamento das atividades docentes é comumente uma ação individual e isolada; é interessante ter uma discussão entre os pares, colaborando para um planejamento coletivo e para ter contato com outras compreensões, outras técnicas, outras metodologias”, ressaltou.

geralA professora de Geografia Ma. Éssia Romão ressaltou a importância do evento para o seu fazer educacional. “Essa edição foi bem envolvente e produtiva, dialogar sobre nossos desafios e problemas foi fundamental. A discussão sobre saúde mental foi a que mais me tocou. Me identifiquei com várias situações apontadas, me fazendo perceber a importância do autocuidado, de que para promover uma educação de qualidade, facilitando o processo de aprendizagem dos alunos, preciso, sobretudo, cuidar de mim. Diria que essa palestra foi cirúrgica, nos fez refletir e olhar para nós mesmos enquanto instituição de ensino, formada por pessoas”, destacou a professora.

Psi FabianoO tema saúde mental também esteve presente na programação do Acolhe 2021.2 com a palestra “Saúde Mental no Ambiente Escolar”, proferida pelo psicólogo clínico Fabiano Lima. O evento teve como objetivo recepcionar os discentes veteranos no retorno das férias, promover a integração entre a comunidade acadêmica e repassar orientações, além de apresentar as novas instalações do campus que já estão em funcionamento na sede própria, localizada no Povoado Piabas.

Dinâmica 2Os dois eventos foram abertos pela reitora do Instituto Federal de Sergipe, Profª. Drª. Ruth Sales Gama, a diretora-geral do campus, Profª. Ma. Jeanne de Souza e Silva, a Gerência de Ensino e Coordenadorias de curso que recepcionaram os participantes e levaram informações importantes para cada nicho. As demandas das coordenações de curso e o planejamento para o semestre 2021.2 também figuraram na programação da Jornada Pedagógica. E o Acolhe 2021.2 contou ainda com apresentação cultural com a cantora e compositora Morgana, bizampeã do Festival de Música IFStar, apresentação de vídeo e atividades dinâmicas com os discentes.

Devido à pandemia da Covid-19, os eventos ocorreram remotamente. As aulas do período letivo já estão em andamento e seguem de forma remota com o intuito de evitar a propagação do Coronavírus.