Página inicial > Últimas Notícias > Pós-graduação > Projetos que relacionam gastronomia, gestão e turismo marcam as primeiras defesas
mestrado

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Publicado: Quinta, 26 de Abril de 2018, 18h26

1Novas apresentações acontecerão nos dias 2 e 3 de maio

Um projeto indica a criação de um evento gastronômico que engrandeça a culinária de Sergipe. O segundo propõe um modelo de gestão de destinos turísticos mais inteligente e com eficiência. Já o último sugere a exploração turística de espaços geográficos na área sergipana do rio São Francisco. Essas três pesquisas foram apresentadas, respectivamente, pelos alunos Dayseanne Teles Lima, Fabio Berto Santos e Roberta Nascimento Gonçalves Soares e são o resultado das primeiras defesas do mestrado em gestão do turismo do Instituto Federal de Sergipe (IFS). As bancas ocorreram nos dias 16, 23 e 24 deste mês.

As defesas dos alunos da primeira turma do curso de mestrado terão continuidade nos dias 2 e 3 de maio. No primeiro, a mestranda Claudivania Conceição Lima Dantas levará a público o trabalho intitulado “Turismo de Base Comunitária e Cidadania na Comunidade das Marisqueiras da Ilha Mem de Sá”. O segundo dia será o momento no qual Rafaelle Camilla dos Santos Pinheiro apresentará a pesquisa “Turismo de Base Comunitária no Território Quilombola Brejão dos Negros”.

De acordo com Lício Valério Lima, coordenador do mestrado em gestão do turismo, a finalização das pesquisas do mestrado dará uma grande contribuição para o desenvolvimento das atividades turísticas, principalmente em Sergipe. "Disponibilizamos, neste momento, três novos produtos que vão contribuir sobremaneira para a evolução do mercado profissional do turismo e para as pesquisas acadêmicas", avalia.

Qualificação

3Enquanto alguns alunos enfrentam a etapa que representa a conclusão do processo de estudos em nível mestrado, outros estão ainda na fase de qualificação, que é aquela na qual o estudante tem avaliado de forma preliminar vários aspectos da sua proposta de pesquisa, como a capacidade de aplicação da metodologia, a capacidade de problematização e a formulação de hipóteses. Uma delas é a discente Lara Almeida, que propõe finalizar o curso com a criação de um aplicativo para dispositivos móveis que possibilite a divulgação e a comercialização do destino Aracaju.

“Na minha banca os professores foram excelentes e trouxeram muitas contribuições voltadas à metodologia da pesquisa, que precisará ser ajustada para entrega do produto final. A experiência de uma qualificação nos ajuda a corrigir e também traz motivação”, finaliza Lara.