Página inicial > Últimas Notícias > Destaque > Com acervo de mais de 4 mil livros digitais, biblioteca amplia experiência de leitura dos usuários
TECNOLOGIA

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 10h18 | Publicado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 10h18

Sistema possui obras de 16 editoras nacionais

1A leitura tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem de crianças e adultos – é a partir do acesso aos livros que o indivíduo desenvolve seu repertório e o senso crítico, adquire conhecimento e aperfeiçoa a escrita. Antes restritos aos espaços físicos, o contato com as obras e o exercício da leitura hoje podem ser intermediados pela tecnologia. Preocupado com as modificações nos hábitos dos leitores, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) deu um importante passo para acompanhar as tendências: disponibilizou para a comunidade a Biblioteca Virtual Universitária (BVU) – o acervo está ligado a um dos maiores grupos de educação do mundo, o Pearson, e reúne mais de quatro mil livros digitais em língua portuguesa de 16 editoras.

2Os investimentos em biblioteca estão entre os mais robustos realizados pelo IFS nos últimos anos: foram mais de R$ 2 milhões destinados à expansão bibliográfica, além da profissionalização do quadro, hoje composto por 31 técnicos com formação específica, e da ampliação da estrutura física. A assinatura da BVU é mais um incremento ligado a um dos setores-chave de toda instituição de ensino – o produto da Pearson é reconhecido pelo MEC como acervo de livros digitais que pode substituir parte da bibliografia básica e até 100% da complementar de cursos. O sistema permite acesso ilimitado e multiusuário, bem como possui integração completa com computadores, tablets e celulares.

De acordo com Kelly Cristina Barbosa, diretora geral de bibliotecas, no dia 20 de fevereiro será realizado um amplo trabalho de divulgação em todos os campi do IFS para informar a disponibilização da nova plataforma educacional: “Conseguimos dar acesso à comunidade do IFS a um acervo de grande notoriedade em suas distintas áreas de pesquisa, contribuindo para mais opções de bibliografia”. A BVU é composta por e-books de livros-texto em áreas ligadas aos cursos ofertados na instituição, como administração, educação, engenharia, computação, turismo e marketing.