Página inicial > Últimas Notícias > Destaque > Acordo de cooperação com instituição portuguesa vai permitir intercâmbio entre pesquisadores
PARCERIA

Escrito por ADRINE CABRAL E GERALDO BITTENCOURT | Criado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 11h51 | Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 11h51

O compromisso possibilitará também oferta de cursos para docentes e técnicos administrativos

principalContinuando a sua proposta de romper fronteiras para o ensino, a pesquisa e a extensão, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) firmou neste mês um termo aditivo ao acordo de cooperação com o Instituto Politécnico do Porto, em Portugal. O objetivo é enviar docentes e estudantes do IFS para participação de intercâmbio na instituição portuguesa, com o envolvimento deles em atividades de pesquisa.

Dentro do contexto da educação em Portugal, o Instituto Politécnico é a quarta do ensino superior em termos de primeira escolha e a quinta em número de alunos. Assim como o IFS, a instituição tem como finalidade a busca pela empregabilidade dos alunos através da adequação da grade dos cursos às necessidades do mundo empresarial e social. Além disso, faz parte de uma comunidade internacional que é fruto de uma estratégia de cooperação em rede com mais de 300 entidades distribuída por quatro continentes, entre elas o IFS.

De acordo com o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, a instituição mantém como um dos seus objetivos a preocupação de proporcionar intercâmbio para membros do corpo docente bem como de alunos da instituição. “A experiência internacional possibilita um ganho não somente para o estudante ou professor participantes, mas também para as instituições envolvidas. Isso porque possibilitamos que eles levem àquele país um pouco de nossa experiência, bem como tragam novos conhecimentos e tecnologias trabalhados lá. Todos os lados ganham”, ressalta.

doisAlém do envio de aluno e professor para participar de pesquisas conjuntas em Portugal, o acordo vai viabilizar também a vinda de dois professores do Instituto Politécnico do Porto para promover um curso de formação continuada em Ferramentas Digitais de Suporte e/b-Lerning. Serão disponibilizadas 30 vagas para o curso cujo público-alvo será de professores e técnicos administrativos. A instituição portuguesa tem no seu portfólio cursos em áreas semelhantes às que o IFS possui, como gestão, turismo e engenharia.

Paula Peres, Pró-Presidente do Politécnico do Porto e coordenadora do e-IPP, refere à importância estratégica do acordo ao ampliar a colaboração do Politécnico com os Institutos Federais do Brasil, também na área de ensino a distância. “Pretende-se com esta oferta formativa proporcionar conhecimentos que facilitem a integração no ambiente de aprendizagem em e-Learning, fornecendo competências que permitam escolher de forma sustentada soluções que melhor se adequem ao contexto especifico da formação pretendida”, explica.

*Com informações do Instituto Politécnico do Porto