Página inicial > Últimas Notícias > Inovação > Pesquisa desenvolve realidade virtual para fins educacionais
CIÊNCIA

Pesquisa desenvolve realidade virtual para fins educacionais

Criado: Terça, 27 de Junho de 2017, 10h23 | Publicado: Terça, 27 de Junho de 2017, 10h23

Objetivo é promover a imersão do aluno nas disciplinas cursadas, de forma que ele visualize e interaja com o conteúdo proposto

2Já se imaginou dentro de uma artéria? E participando de um experimento de química? Tudo isso já é possível, graças ao uso da realidade virtual voltado para a educação. Está sendo desenvolvido no Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) um projeto de pesquisa voltado para o uso da realidade virtual para algumas atividades, entre elas a educacional.

Pesquisador na área de ambientes interativos, o professor Almerindo Rehem Neto resolveu trabalhar na área de realidade virtual. Sendo assim, selecionou 13 alunos e formou um projeto de pesquisa. “Realizamos um curso para toda a equipe com um profissional da área de jogos, ocasião em que os estudantes aprenderam, de fato, como programar. Assim, tivemos algumas ideias de desenvolvimento de produtos, sendo que uma foi na área educacional e outra na de arquitetura”, ressalta o professor e coordenador da pesquisa.

De acordo com Almerindo, o uso da tecnologia de realidade virtual consegue atingir a imersão do aluno na disciplina ou área do saber planejada. “É possível que o aluno se veja, por exemplo, dentro de uma artéria. Pode seguir o fluxo sanguíneo e, assim, entender melhor, através da sensação. Isso impulsiona o processo de aprendizado”, vislumbra.

Aprendizado

Foi em busca de conhecimento em novas tecnologias que Eduardo Felipe da Silva Reis, discente do curso de Rede de Computadores, decidiu participar da pesquisa sobre realidade virtual. “Em seis meses saí do estágio de nenhum conhecimento sobre programação de jogos à aplicação para fins educacionais”, comemora. E Eduardo acredita que o que está ajudando a desenvolver pode voltar em benefícios para a própria instituição, pois é possível utilizar a realidade virtual para simular a operação de uma máquina, no caso do curso de eletromecânica, e uma obra, no caso do curso de Edificações.

Matéria originalmente publicada na edição de junho do jornal A PRÉVIA