Página inicial > Últimas Notícias > Extensão e Cultura > Fórum aborda desafios das mulheres no mercado de trabalho
GÊNERO

Fórum aborda desafios das mulheres no mercado de trabalho

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 17h02 | Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 17h02

Encontro vai acontecer na próxima segunda, 23, na sala 1S do Campus Aracaju

A mulher negra na sociedade, as licenciaturas na construção da equidade de gênero e os desafios da gestante e lactante no trabalho são alguns dos temas do fórum “Entre Elas”, que será realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) no próximo dia 23, segunda-feira, na sala 1S do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site –  a participação é aberta para os públicos interno e externo.

O evento “Entre Elas” acontece em um momento no qual a sociedade tem colocado em relevo a representação feminina nos mais diferentes postos do mercado de trabalho e as diferenças salariais em relação aos homens – a discrepância existe mesmo quando pesquisas mostram que as mulheres possuem maior conhecimento formal: segundo dados do IBGE, na população economicamente ativa brasileira, as mulheres têm uma média de escolaridade 7,3 anos, enquanto que os homens não ultrapassam 6,3 anos.

Pensando nas diversas questões que permeiam o universo feminino do mercado de trabalho, como a lactação, a gestação, a prevenção da saúde e a liderança, o IFS reunirá nomes como Thaty Meneses, ativista e presidenta da União de Negros pela Igualdade (Unegro/SE), bem como as professoras Elza Ferreira, Ruth Sales Gama de Andrade, Chirlaine Gonçalves e Maristela Brito. Além das discussões, o evento contará ainda com apresentações de dança e de música.

De acordo com Ruth Sales Gama de Andrade, pró-reitora de pesquisa e extensão do IFS, o fórum “Entre Elas” evidencia a necessidade de trazer a mulher como tema de discussão no ambiente acadêmico, o que não exclui o homem dos debates. “Pelo contrário, para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada, o diálogo precisa ser mantido entre todos e isso independe de gênero ou sexualidade. Através disso, trabalhamos, sobretudo, a cidadania”, ressalta Ruth Sales.

10h: Abertura
10h15: Apresentação de dança
10h30: A Mulher negra na sociedade, com Thaty Menezes (presidenta da Unegro/SE)
12h: Intervalo