Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFS participam do Desafio Tack Brasil + Innovation Camp
INOVAÇÃO

Alunos do IFS participam do Desafio Tack Brasil + Innovation Camp

Criado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 14h01 | Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 14h01 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 12h17

Equipe vencedora vai disputar as etapas regional e nacional para concorrer a uma vaga na Brazil Conference nos EUA

CampA busca por soluções inovadores para questões que impactam a cultura e a sociedade motivou os estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) a participar do Desafio Tack Brasil + Innovation Camp: festival de inovação, tecnologia e criatividade realizado anualmente pela ID Cultural, uma das empresas de marketing cultural mais renomadas no país. A realização é uma parceria com a maior organização de empreendedorismo jovem do mundo, a ONG Junior Achievement, que ficou responsável pelo desenvolvimento e aplicação da prova.

camp.7O IFS foi a escola selecionada para participar da competição estadual, no Aquários Praia Hotel, que envolveu equipes formadas por alunos do ensino médio. O Tack Brasil é baseado na metodologia do programa Innovation Camp, da Junior Achievement, que tem duração de oito horas e visa encontrar soluções inovadoras para um desafio proposto, utilizando ferramentas tecnológicas como a Design Thinking. O objetivo é gerar transformação a partir de ideias e da capacidade de realizar para redefinir os rumos de questões que ajudam a moldar novas práticas e ações.

Os vencedores vão participar das seletivas regional e nacional para disputar uma vaga na Brazil Conference, promovida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pela universidade de Harvard, nos EUA. Ficou com o primeiro lugar a equipe Match Cult, formada pelos estudantes Cândido Eduardo Souza Paulino, Levi Chagas Chaves, Lorenna Pereira Menezes, Sony Blayon Chagas de França e Emerson Santiago Oliveira, dos campi Itabaiana, Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Lagarto.

camp2Em segundo lugar ficou a equipe Team Cultural, dos alunos Elisiany Rodrigues Oliveira, Anny Kamilla Bastos Barbosa, Dahan Poiel Lima Schuster, Ana Lídia da Conceição Santana e Isaac Daniel Santana Nascimento, dos campi São Cristóvão, Aracaju, Nossa Senhora da Glória e Lagarto. A terceira colocação foi para equipe Vida Cultural, dos estudantes Matheus Santos Oliveira, Joselaine Santos Lima, Maria Carolina A. de Andrade, Paulo Gabriel Menezes dos Santos e Jeová David Silva dos Santos, dos campi Estância, Tobias Barreto, Itabaiana e Aracaju.

Camp3Sony Blayon Chagas de França, 18 anos, do curso Suporte e Manutenção em Informática do Campus Socorro, a experiência foi enriquecedora. “Pude ampliar meus sentidos no âmbito profissional e pessoal. Escolhemos desenvolver um aplicativo que possibilita que os usuários se cadastrem e interajam em eventos culturais e pontos turísticos próximos. Fiquei impressionado com a nossa capacidade e alegre em saber que o nosso esforço valeu a pena. Estou aguardando ansioso pela próxima etapa e as novas experiências”, afirmou.

Camp Bruno silva de jesusDurante a competição, os estudantes contaram com a ajuda de mentores, passaram por um rápido treinamento para aprender a usar as ferramentas exigidas e foram avaliados por um júri que selecionou os campeões. O problema proposto foi: “Como impulsionar e dar visibilidade à cultura em comunidades que estão fora dos centros?”. O Innovation Camp é uma experiência intensa, em que as equipes devem encontrar caminhos eficientes e ideias criativas para solucionar questões contemporâneas, desenvolver atitudes empreendedoras e saber trabalhar em grupo.

Segundo a diretora de assuntos estudantis do IFS, Irineia Rosa do nascimento, o Tack Brasil foi um momento de confraternização, integração e obtenção de conhecimentos para os alunos de diversas partes do estado. “Os grupos trabalharam conjuntamente em prol de uma solução e isso foi extremamente positivo para o estudante, seja na preparação para a vida profissional, na capacidade de lidar com grupos e no desenvolvimento de ideias inovadoras para resoluções de problemas cotidianos ou até mesmo de mais difícil solução”, avaliou.

camp8Sobre a Brazil Conference

A Brazil Conference at Harvard & MIT ocorre todos os anos no mês de abril e é organizada desde 2015 pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston, renomado polo de conhecimento no mundo. A motivação dos idealizadores era levar intelectuais e estudantes do Brasil para EUA afim de discutir os caminhos possíveis para o país no ano em que se comemoravam os 30 anos da democracia nacional. O evento cresceu tanto que já foi chamado pela imprensa de "Davos Brasileira".

registrado em: